quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Secretaria da Saúde alerta para período crítico da dengue

Dos 151 municípios do Paraná que registraram casos de dengue no ano passado, 77 notificaram o primeiro caso da doença em fevereiro. É o que indica um estudo retrospectivo apresentado nesta quarta-feira (8) pela sala de situação da dengue da Secretaria da Saúde. De fevereiro a abril do ano passado, foram confirmados 23.469 casos autóctones (em que a infecção ocorreu dentro do Estado) – o que corresponde a 82% de todos os casos registrados durante o período epidêmico 2010/2011.

“Isso demonstra que, mesmo com a queda no número de casos confirmados neste ano, a população e os gestores devem continuar mobilizados para evitar que o Paraná enfrente uma nova epidemia de dengue”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Um dos fatores que influenciam o aumento de casos em fevereiro é o clima propício para a proliferação do mosquito transmissor (Aedes aegypti). “As altas temperaturas aliadas às constantes chuvas típicas do verão favorecem o desenvolvimento do mosquito”, disse o coordenador da sala de situação, Ronaldo Trevisan.

O Aedes aegypti adulto deposita seus ovos em qualquer recipiente que contenha água parada. Por isso, é importante que os municípios tenham um programa de gerenciamento de resíduos sólidos eficaz e as pessoas mantenham suas residências livres de possíveis focos do mosquito (como pneus, copos plásticos, garrafas e outros depósitos em seus quintais).

Recentemente, a Secretaria da Saúde encaminhou ao Ministério Público um documento alertando sobre 16 municípios que apresentaram fragilidades no programa de controle da dengue ou que estão em situação de alerta para possíveis epidemias.

Os critérios de avaliação levaram em conta aspectos como estrutura, organização e equipe disponível para o controle da dengue, índices de ocorrência de casos e infestação do mosquito, realização de levantamentos epidemiológicos e indicadores obtidos por meio de supervisão da secretaria.

O alerta, no entanto, estende-se a todos os municípios do Paraná. “Com a política de monitoramento contínuo adotada no ano passado, a secretaria pretende se antecipar a eventuais epidemias e estar sempre preparada para traçar estratégias que auxiliem os municípios mais vulneráveis”, ressaltou Paz.

NÚMEROS – O 35º boletim da dengue, de agosto de 2011 até 23 de janeiro de 2012, registra 252 casos autóctones de dengue no Paraná e 53 importados. Foram notificados 12.804 casos, dos quais 8.463 foram descartados para dengue. Dos 305 casos confirmados de dengue no Paraná, há apenas duas ocorrências graves, mas que já evoluíram para cura – um caso de Dengue Com Complicação (DCC) e outro de Febre Hemorrágica por Dengue (FHD).

Os três municípios com maior número de casos confirmados são Londrina (38), Foz do Iguaçu (29) e Alvorada do Sul (27). O informe completo está disponível no sitewww.combateadengue.pr.gov.br.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles