quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Com aval da PM, pré-carnaval está confirmado no Largo da Ordem

O último pré-carnaval do 2012 em Curitiba está confirmado no Largo da Ordem, no próximo domingo (12). Os organizadores do bloco Garibaldis e Sacis se reuniram na tarde desta quinta-feira (9) com a Polícia Militar (PM) para definir as ações que serão adotadas no dia. O policiamento será reforçado e cerca 60 agentes deverão fazer a segurança dos foliões.

De acordo com a PM, serão 50 policiais militares e mais dez do serviço reservado (agentes sem farda) que vão circular entre os foliões a partir das 14h. No fim de semana passado, havia 20 policias. No próximo domingo será proibida a venda de garrafas de vidro nas ruas, que serão apreendidas caso sejam encontradas pelos policiais. Também será feita uma fiscalização para impedir a ação de vendedores ambulantes não autorizados a vender bebidas.


Na reunião desta quinta-feira, também estiveram presentes representantes do Ministério Público, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Prefeitura de Curitiba.Organizadores do bloco garantiram que amúsica será interrompida caso ocorra qualquer princípio de briga ou confusão. "Peço que os foliões recebam bem os policiais que vão estar lá para nos ajudar", afirma Luiz Nobre, um dos organizadores do bloco.

Coletiva pela manhã

Pela manhã, o bloco já havia confirmado que iria realizar o pré-carnaval no Largo da Ordem. Eles apresentaram os documentos enviados à Secretaria de Estado de Segurança Pública, Guarda Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal Anti-Drogas da capital e outros órgãos pedindo autorização, apoio e efetivo de segurança para garantir a realização do evento no local.

Nobre disse que “as pessoas precisam enxergar o Garibaldis e Sacis como uma cultura curitibana e uma oportunidade para o comércio da região”.

Campanha

O bloco anunciou também, durante a coletiva, o lançamento de uma campanha de educação para o folião e para promover a paz durante o pré-carnaval. Com o título “Vem meu amor, bandeira branca, eu peço paz”, trecho de uma das músicas executadas pelos integrantes do bloco, o grupo pretende evitar que os foliões se envolvam em brigas e que garantam a festa com alegria.

Itaércio Lopes Rocha, presidente da Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis, disse que o número de foliões tem crescido nos últimos anos, o que exige um movimento para, ao mesmo tempo, promover a paz durante o carnaval e educar o folião. “Todos nós de Curitiba estamos ainda aprendendo a pular carnaval, inclusive o Garibaldis e Sacis”.

O grupo reforçará a campanha até domingo (12) pela internet, nas redes sociais, para que os foliões vistam roupas brancas, levem perfumes e flores, para promover a alegria e a paz. Rocha também reforçou que o folião não deve usar bebidas em garrafas de vidro para evitar problemas maiores em caso de brigas.

Segundo a PM, a confusão de domingo teria começado por causa de um grupo que teria atirado garrafas, pedras e montado barricadas contra uma viatura. “Vingança é arma e escudo de ignorante e não queremos isso durante a festa” disse o presidente. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles