quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Polícia de Nova York reprime protestos em Wall Street.



A polícia prendeu entre 80 e cem pessoas durante ação para conter protestos contra os bancos de Wall Street e o governo americano, no último sábado (24). Pelo menos de Nova York usou spray de pimenta e50 pessoas continuavam detidas na noite de domingo e outras centenas passariam mais uma noite no acampamento montado no distrito financeiro de Manhattan há mais de uma semana.


Os manifestantes agiam de forma pacífica. Na tarde de sábado, centenas de manifestantes, impedidos de permanecer na região de Wall Street, caminharam alguns quilômetros pela Broadway, tomando a Washington e a Union Square, que são duas das praças mais movimentadas da cidade, em uma área próxima da Universidade de Nova York.
Vídeos no YouTube mostram policiais disparando spray de pimenta contra manifestantes e arrastando jovens pela calçada, alguns deles feridos. Um dos detidos é o médico brasileiro Alexandre Carvalho, que vive em Nova York e foi liberado horas mais tarde. Junto com a namorada, a também brasileira Vanessa Zettler, que estuda ciências humanas em Nova York, ele participa dos protestos desde o início, dormindo todas as noites no acampamento em Wall Street.
“Como estávamos proibidos de protestar em Wall Street, tomamos a Broadway. Mas a polícia montava barricadas e tivemos de ir desviando”, disse. “Na Union Square, a polícia nos circundou e fez prisões em massa. Fui preso quando tentei ajudar uma menina que tinha sido atingida por spray de pimenta.”
Carvalho foi colocado em um camburão com outras 16 pessoas. “Ficamos sem ventilação, algemados”, afirmou. Alguns dos presos, em sua maioria universitários e jovens profissionais, mas também alguns idosos, foram levados em ônibus comuns para a central da polícia em Manhattan porque não havia viaturas suficientes. De acordo com informações no site dos organizadores do protesto, a estratégia é “usar a tática revolucionária da Primavera Árabe de ocupação em massa para restaurar a democracia nos Estados Unidos”.
O movimento de protesto está há pouco mais de uma semana realizando um acampamento no sul de Manhattan contra o sistema financeiro americano, a corrupção e a “avareza” das companhias do país.

“Houve cerca de 80 detenções, principalmente de indivíduos que bloqueavam o trânsito e as áreas de pedestres, assim como por terem resistido a ser detidos e obstrução à administração governamental, incluindo em um caso de ataque a um agente da polícia”, assinalou a polícia nova-iorquina em comunicado.

As manifestações foram coordenadas por um grupo de ativistas nova-iorquinos denominado “General Assembly”, informa o “The New York Times”. A maioria dos “indignados” nova-iorquinos que protesta contra a crise econômica global permanece acampada em dois parques privados do sul da cidade (CTB)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles