quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Começou nesta segunda-feira (26/09), com solenidade de abertura para convidados no Teatro Nacional, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – patrocinado pela Petrobras – que, nesta edição, traz muitas novidades. Pela primeira vez a mostra competitiva será exibida em Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia simultaneamente ao tradicional evento no Cine Brasília, que acontece de 27 de setembro a 2 de outubro. Estarão competindo seis longas-metragens, 12 curtas e 12 curtas-metragens de animação.

Outra inovação é o espaço dedicado a cineastas estreantes em longa-metragem, a mostra Primeiros Filmes, que acontece a partir do dia 29 e irá levar a público quatro filmes inéditos: “Léo e Bia”, que marca a estreia do cantor e compositor Oswaldo Montenegro na direção de longa-metragem; “Periférico 304″, do ator e diretor Paulo Z; “A cidade é uma só?”, do cineasta Adirley Queirós, e “Cru”, do roteirista e diretor de cinema e TV Jimi Figueiredo.

A criação da Panorama Brasil, que irá exibir produções recentes inéditas no circuito comercial brasileiro, é outra mudança. Ao todo serão realizadas cinco mostras paralelas, cinco oficinas, a Mostra Brasília, que terá apenas produções do DF, em curta, média e longa-metragem, e cinco seminários que irão abordar temas como as políticas públicas para o cinema e o audiovisual no Brasil, as perspectivas da era digital para a preservação do acervo e a integração das cinematografias ibero-americanas.

A 44ª edição do Festival recebeu um número recorde de inscrições. Foram 624 filmes, sendo 110 filmes de longa-metragem (56 inéditos), 415 curtas e 99 filmes de animação.

SITE:















0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles