quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cohapar treina gerentes para o Morar Bem Paraná Rural

Os gerentes dos treze escritórios regionais da Cohapar de todo o Estado receberam treinamento nesta terça-feira (27), na sede da Companhia, sobre o programa Morar Bem Paraná Rural, que este ano vai contratar 2,5 mil unidades habitacionais. “Reunimos todos os gerentes para padronizar as informações e estabelecer as metas e objetivos para cada regional”, afirmou o diretor de programas e obras da Cohapar, Luciano Machado.

O treinamento foi realizado após a publicação da portaria nº 406, que define os critérios e procedimentos de contratação dentro do Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A Caixa Econômica Federal é a gestora operacional e agente operador do FGTS e a Cohapar opera como entidade organizadora no Estado do Paraná.

“É importante reunirmos todos os gerentes porque assim podemos orientá-los de acordo com a normatização, alinhando as instruções e procedimentos para a implantação do programa. Além disso, ouvimos as experiências de sucesso das nossas regionais e, assim, conseguimos imprimir maior velocidade e acertividade no cumprimento do nosso papel”, destacou Machado.

Para fortalecer o programa habitacional, o governador Beto Richa, numa decisão inédita, promoveu a isenção do ICMS na compra dos materiais destinados à construção de casas populares, para empresas empresas contratadas ou conveniadas com a Cohapar. A companhia também oferece uma equipe técnica qualificada, desenvolvimento de projetos, documentação, assessoria a prefeituras e beneficiados.

O gerente regional de Cornélio Procópio, Claudiney Aparecido de Almeida, disse que todos estavam ansiosos por este encontro. “Os prefeitos nos questionavam e ainda não tínhamos todas as respostas, mas agora sabemos exatamente como será desenvolvido o programa. Vamos somar forças para alavancar nossa meta em tempo recorde”.

MORAR BEM PARANÁ RURAL


O programa Morar Bem Paraná Rural vai atender, nos próximos quatro anos, 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações. É uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caixa Econômica Federal e cooperativas de agricultores.

Os recursos, provenientes do governo federal por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O governo do Estado também pode entrar com subsídio para complementar a mão de obra. (Cohapar)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles