quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Parlamentares paranaenses reúnem-se com secretários em Brasília, assumindo a defesa do estado. Até o sobrinho João Arruda foi, menos o Requião

Vinte e dois deputados federais paranaenses e o senador Sérgio Souza participaram na noite de terça-feira (13), em Brasília, de reunião com secretários de Estado do governo Beto Richa para definir ações conjuntas que levem ao aumento de verbas da União para obras no Paraná. A intenção é incluir no PPA (Plano Plurianual) e no orçamento de 2012 projetos a serem implantados tanto pelo Estado como pelos municípios paranaenses.

“Vivemos hoje uma situação inaceitável, tanto pelo governo como pela bancada federal. Temos a menor participação na distribuição de verbas entre os Estados da Região Sul”, disse o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, ressaltando que todos precisam se unir para conseguir aumentar as verbas.

“A reunião foi espetacular”, avalia o deputado Dilceu Sperafico, que a considera uma “abertura de portas” para a interação e a possibilidade de trabalho conjunto pelo bem do Paraná. “Queremos mais reuniões como esta”, sugeriu. No dia 26 deste mês, uma segunda-feira, a bancada federal tem encontro marcado com o governador Beto Richa, para tratar do orçamento.

“Essa compatibilização entre os programas do Estado e as prioridades do governo federal é essencial para que sejam facilitados os repasses de recursos para o Paraná”, destacou o deputado federal Eduardo Sciarra.

De acordo com ele, durante o encontro, ficou evidente uma “elevada integração entre governo estadual e os deputados federais”. Sciarra disse que esta articulação é fundamental para que o Paraná consiga o espaço que merece tanto na divisão de recursos federais e na participação qualitativa nos programas do governo federal, quanto no papel de destaque nas discussões das grandes questões nacionais.

Ao traçar o perfil econômico do Paraná, Hauly colocou à disposição de todos os deputados os técnicos das várias áreas da administração estadual, para auxiliar as discussões que os representantes do Paraná tenham no Congresso Nacional, assim como para a discussão do orçamento da União, análise do PPA e projetos de lei de interesse do governo.

O secretário do Planejamento, Cassio Taniguchi, explicou as linhas mestras dos investimentos necessários ao Paraná, enquanto que o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, detalhou as ações que podem ser desenvolvidas em comum para atendimento aos municípios com emendas no orçamento federal.

O secretário Alceni Guerra, chefe do Escritório do Paraná em Brasília, explicou aos deputados a atuação do escritório, também aberto a todos os deputados. A reunião contou ainda com o secretário para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha.

OS DEPUTADOS - Estiveram presentes os deputados Alex Canziani (PTB), Alfredo Kaefer (PSDB), André Vargas (PT), Cida Borghetti (PP), Dilceu Sperafico (PP), Edmar Arruda (PSC), Eduardo Sciarra (PSD), o líder da bancada, Fernando Giacobo (PR), João Arruda (PMDB), Leopoldo Meyer (PSB), Luiz Carlos Setim (DEM), Luiz Nishimori (PSDB), Moacir Micheletto (PMDB), Nelson Padovani (PSC), Osmar Serraglio (PMDB), Ratinho Junior (PSC), Rosane Ferreira (PV), Sandro Alex (PPS), e Zeca Dirceu (PT).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles