quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Beto Richa recebeu reivindicações de lideranças estudantis

O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (13) lideranças do movimento estudantil paranaense e nacional que apresentaram uma série de propostas relacionadas à área educacional. O governador comprometeu-se a analisar as reivindicações e reafirmou a prioridade atribuída por seu governo à educação. Os estudantes pediram apoio para a restauração do casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE) em Curitiba, o fim da lista tríplice nas eleições para escolha da direção das universidades estaduais, o ajuste orçamentário para o ensino superior estadual em 2012 e o apoio do governador à proposta que destina para a educação o equivalente a 10% do PIB e 50% dos recursos do pré-sal.


Richa disse que analisará todas os pedidos e afirmou que o Paraná vive um novo momento de diálogo e investimentos para o fortalecimento do ensino superior. “São pedidos pertinentes e acho fundamental haver um canal de diálogo para conhecer as necessidades dos estudantes”, disse o governador. “Vejo com bons olhos a possibilidade de que as direções das universidades sejam eleitas por voto direto. Acho válido ainda todo esforço para ampliar o investimento em educação, pois investir nessa área proporciona avanços em todos os setores, como saúde e segurança”, afirmou Richa.

Em uma reunião que durou mais de uma hora, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu (PC do B), explicou que a proposta da ampliação de recursos para a educação faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), que está em trâmite no Congresso Nacional. Ele disse que a medida necessita do apoio da população para que seja aprovada. “Educação é o investimento público mais eficaz para promover o desenvolvimento e por isso queremos que o governo federal seja mais ousado na destinação de recursos. No Paraná, reconhecemos a postura democrática do governador e o esforço para reestruturar a administração pública”, disse. Ele solicitou ainda que o governo do Paraná retome um convênio para a confecção de identidades estudantis, de forma a reduzir as falsificações.

Rafael Bogoni (PC do B), presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), destacou que no ano passado houve um corte expressivo no orçamento das universidades estaduais do Paraná, o que comprometeu os investimentos em pesquisa e inovação. “Este é um problema herdado pelo atual governo, mas contamos com a ajuda do governador para no próximo ano rever essa distorção. O Paraná é modelo no ensino superior, com o maior número de instituições estaduais e bem distribuídas, e precisa manter essa postura”, disse Bogoni. A UPE representa cerca de 380 mil estudantes.

O presidente da UPE disse que a sede histórica da instituição, localizada em Curitiba, está com as dependências físicas comprometidas e corre o risco de desabar. “Precisamos de ajuda para reformar e reativar o local. Será um resgate histórico para o Paraná”, disse ele. Bogoni sugeriu que o local seja um centro histórico em homenagem ao ex-governador José Richa, que também foi presidente da UPE. “Ele ajudou os movimentos sociais e teve papel importante na União Paranaense. Seria uma homenagem merecida”, afirmou. Ele pediu ajuda ainda na renegociação das dívidas da entidade com a Copel e Sanepar.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles