quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Encontro Internacional de Educação e Sustentabilidade



Os desafios do Plano Nacional de Educação e a inserção da sustentabilidade nesta nova proposta foram os temas centrais do Encontro Internacional de Educação e Sustentabilidade realizado nesta quarta-feira (14), no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Entre as prioridades apresentadas por especialistas do setor estão mais investimentos em ensino superior, a criação de uma nova agenda de pesquisa, apoio a educação básica e a programas interdisciplinares.

O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), participante do Encontro, disse:

“É fundamental esta discussão sobre os princípios para a educação com gestão responsável, voltadas para as instituições de ensino superior e visando a formação de líderes mais conscientes”.

O professor Antonio de Araújo Freitas Junior, do CLADEA, apresentou um panorama sobre a educação superior no Brasil. Para ele, é fundamental, primeiramente, a expansão do Sistema Nacional de Pós Graduação. “O Brasil é o 12º país em publicações científicas, mas é fraco no item inovação. Precisamos ampliar as fontes de recursos e criar um clima organizacional para que as pessoas possam inovar”, ressaltou Freitas. Já o engenheiro Ozires Silva, ex-presidente da Petrobrás, ex-Ministro da Infraestrutura, ex-presidente da Embraer e reitor da Unimonte, disse que o Brasil e a América do Sul ainda precisam evoluir muito no quesito educação. “Somos os campeões de diagnósticos, mas nossas Universidades não são citadas no resto do mundo. Precisamos seguir uma nova rota com a possibilidade de criarmos um futuro melhor para as próximas gerações”, destacou. Ele comparou os avanços na área de educação obtidos pelos países asiáticos. “Na Coréia existe hoje um fanatismo pela educação. A velha Ásia se renova e a nova América aceita que a renovação venha da velha Ásia”, comparou. Segundo ele, o Brasil é o único país do mundo que tributa a educação. “As escolas privadas brasileiras pagam impostos, o que não acontece em outros países como forma de incentivo”, mencionou. Entre as autoridades presentes o diretor geral da Itaipu Binacional,Jorge Samek, que coordenou a mesa redonda na manhã desta quarta-feira, e o diretor do Programa Princípios Para Educação Empresarial Responsável (PRME) da ONU, Jonas Haertle. O evento reuniu instituições de ensino de diversos países para trocar experiências e boas práticas sobre seus esforços na formação de profissionais e pessoas engajadas com a sustentabilidade do planeta, capazes liderar as transformações necessárias tanto na economia quanto na sociedade.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles