quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O andamento da Operação Dallas no Porto de Paranaguá


A Operação Dallas foi deflagrada no início deste ano e envolveu ex-dirigentes da alta cúpula do Porto de Paranaguá:

19 de janeiro – A Polícia Federal (PF) desencadeia a Operação Dallas, que prende dez pessoas e cumpre 29 mandados de busca e apreensão para investigar diversas irregularidades no Porto de Paranaguá – dentre elas fraude em licitação, desvio de carga, corrupção ativa e passiva, desvio de dinheiro público e superfaturamento. Dentre os investigados estão os ex-superintendentes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) Daniel Lúcio de Oliveira, preso no Rio de Janeiro, e Eduardo Requião, irmão do ex-governador e atual senador Roberto Requião. Eduardo não chegou a ser preso. Também está na lista de investigados o empresário Luís Mussi, ex-secretário especial no governo Requião e segundo suplente do senador.

24 de janeiro – Todos os presos são liberados após expirar o mandado de prisão temporária, exceto Daniel Lúcio. O ex-superintendente permanece preso para não atrapalhar na obtenção de provas.

4 de fevereiro – Daniel Lúcio deixa a prisão. Os advogados de defesa dele conseguiram um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Porém, a decisão determinou o pagamento de uma fiança de R$ 200 mil.

22 de fevereiro – A PF começa a tomar depoimento dos envolvidos na investigação. Ao todo, mais de 30 pessoas são ouvidas desde então. Parte dos depoimentos acontece por carta-precatória, ou seja, realizada em outras cidades e, por isso, o trabalho estende-se até meados de julho.

6 de junho – A Assembleia Legislativa do Paraná cria a CPI dos Portos para conseguir documentos, acompanhar as investigações da PF e verificar denúncias de problemas nos portos de Paranaguá e Antonina. O trabalho ainda não foi finalizado.

13 de setembro – O TRF4 decide anular as provas obtidas por quebra de sigilo telefônico, por interceptação de e-mails e por meio da busca e apreensão de documentos. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles