quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cohapar vai desenvolver projeto de casas indígenas

Durante reunião com lideranças de reservas de várias regiões do Estado, o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, assegurou que “vamos contratar e fazer casas nas áreas indígenas”, ressaltando, porém, que antes será necessário conhecer a demanda deles e estabelecer o cronograma de atendimento.

Durante o encontro realizado no final da manhã desta terça-feira (13), na sede da Companhia, quando caciques e outras lideranças de várias tribos pediram a construção ou reforma de casas, Chaowiche lembrou que a política habitacional do Governo Beto Richa prevê a construção de moradias dignas nas cidades e no campo em parceria com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, com a participação dos municípios. E, neste caso, também com o apoio da Funasa e Funaí.

Devido ao alto custo da construção de uma casa, o presidente da Cohapar explicou que o padrão adotado é o de residência com dois quartos, com estrutura que comporte ampliação, que pode ser feita depois pelos próprios mutuários. “O mais importante é oferecer moradia digna, com conforto, que tire as famílias das condições subumanas em que vivem, o mais rapidamente possível”, argumentou.

Chaowiche acrescentou, porém, que os projetos serão definidos com a participação das lideranças das tribos, tanto que serão desenvolvidos a partir de visitas que os técnicos da Cohapar farão às comunidades indígenas. “Vamos resolver o problema de vocês o mais rápido possível. Mas é preciso lembrar que o projeto do Governo Beto Richa vai além da habitação, pois, ao integrar várias secretarias, busca oferecer atendimento de qualidade no setor de saúde e educação, por exemplo, visando melhorar a qualidade de vida da população”, complementou.

Da reunião, além das lideranças indígenas e técnicos da Cohapar, também participaram representantes da Funai e da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, o assessor do secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, Moacir Lazzarotto, e o assessor jurídico da Reserva Indígena Ivai, em Manoel Ribas, Maurílio Viana.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles