quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vereador do PMDB ligado a Força Sindical tem o mandato cassado por suposta cabeçada em colega

O vereador Nelson Silva de Souza (PMDB) de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, teve o mandato cassado nesta quarta-feira (3) por quebra de decoro parlamentar. Nelsão, como é conhecido no município, é acusado de agredir um colega vereador dentro do plenário da Câmara com uma cabeçada.


A agressão contra o vereador Wilson Andrade (PSB) teria ocorrido no dia 21 de março após o encerramento de sessão plenária. O Partido Socialista Brasileiro ofereceu denúncia contra o peemedebista. “Nelsão ao observar que o vereador conversava com um de seus assessores, que se encontrava no espaço reservado para a platéia, inesperadamente, de forma agressiva e audaciosa, dirigiu-se contra este parlamentar, percorrendo aproximadamente 10 metros, até agredi-lo de forma violenta e covarde com uma cabeçada no rosto”, sustentouo partido na denúncia.

A comissão processante, formada para investigar a denúncia, apresentou um parecer favorável à cassação do mandato do parlamentar. Os vereadores Jorge Julio (PSB) e o presidente da Câmara, vereador Josley Andrade (PSC), votaram favoravelmente ao parecer. Já o terceiro integrante da comissão, o vereador Sérgio Schmidt (PDT) apresentou um parecer em separado pela não cassação.

Dos onze vereadores de Campo Largo, nove participaram da sessão desta quarta-feira. Em votação secreta, sete foram favoráveis a cassação do mandato e dois contrários. Os envolvidos, Nelsão e Wilson, não puderam votar.

“Ele teve todo direito de defesa, o advogado dele falou por mais de duas horas na sessão de hoje. Todo o processo correu dentro da legalidade”, afirmou o presidente. O esquema de segurança da Câmara foi reforçado, pois favoráveis ao vereador fizeram uma manifestação em frente a Câmara com faixas e cartazes. Segundo o presidente da Casa, não houve tumulto.

Nelsão nega que tenha agredido o colega e afirma que a perda do mandato é resultado de perseguição em razão de uma série de denúncias que ele vinha fazendo na Câmara. “Tudo isso foi para calar a minha boca. É claro que estou triste, mas estou de cabeça erguida”, disse.

O presidente da Câmara explicou que a vaga de Nelsão deve ser ocupada pelo suplente do PMDB. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Airton Roberto Vaz da Silva é o suplente do partido com o maior número de votos. O vereador cassado ainda pode recorrer da decisão. (GP)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles