quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Paraná: Mais de 880 mil crianças devem ser vacinadas contra o sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo começa no dia 13 de agosto e vai até 16 de setembro. A meta da Secretaria Estadual de Saúde é imunizar 95% da população com idade entre um e seis anos. A vacina também protege contra a rubéola e a caxumba. Segundo o superintendente de vigilância em saúde do estado, Sezifredo Paz, as crianças que já foram imunizadas devem tomar uma nova dose. Ele ressalta a importância de se proteger do sarampo, já que a doença pode levar a morte.


O Sarampo é uma doença viral e é uma infecção do sistema respiratório causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.

A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça ,cegueira, grave, infecção do ouvido e pneumonia.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles