quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dique construído pela COHAPAR evita alagamentos na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo

O trabalho da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) continua na Vila Zumbi dos Palmares, na cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Mesmo após a conclusão das moradias, cerca de 2 mil famílias ainda são beneficiadas com ações da Companhia. A estação de bombeamento evitou que a Vila alagasse com as fortes chuvas que caíram em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba no início da semana.

A bomba foi acionada durante 14 horas e evitou que a Vila, que já sofreu muito com os alagamentos, ficasse debaixo d’água. Adair Trajano da Silva é colaborador da Cohapar, mora na Vila, e é o responsável pela bomba. Ele conta que morava na beira do rio antes da intervenção da Cohapar e que perdeu muitas coisas por causa das fortes chuvas. “Cansei de ficar com a água na altura do peito e hoje nem acreditamos que não alagou, quando estava vindo para casa passei por vários locais e estavam cheios de água. Sei bem o que essas pessoas passaram”, disse.

O volume de chuvas no primeiro dia do mês de agosto foi de 81,4 milímetros, sendo que a média de precipitação para o mês inteiro é de 73 milímetros. Em apenas um dia choveu mais do que o esperado para todo o mês.

PROTEÇÃO - O projeto para evitar as enchentes no local contempla galerias de águas pluviais constituídas por coletores, com tubos de concreto, poços de inspeção e bocas de lobo. Também conta com o dique de contenção do Rio Palmital, lagoa artificial, além da estação de bombeamento de água. As bombas da estação impedem que a lagoa formada pelo dique transborde.

Também foi realizada a canalização, em concreto armado, e desvio do rio Santa Mônica, com extensão de 1,1 mil metros. Além disso, todas as ruas são atendidas por rede de galerias de águas pluviais e de esgoto.

O programa de urbanização e regularização fundiária da Vila Zumbi, coordenado pela Cohapar, em parceria com vários órgãos estaduais, retirou 289 famílias de áreas de risco. Elas foram transferidas para sobrados de 40 metros quadrados, dotados de infraestrutura (água tratada, esgoto, energia elétrica, pavimentação). Além disso, o programa regularizou os terrenos de 1.797 famílias, que ocupavam áreas irregularmente a área.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles