quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tal qual o blog havia previsto (furo) : Mendes Ribeiro vai assumir Agricultura

O líder do governo no Congresso, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), será o novo ministro da Agricultura. Uma fonte próxima ao vice-presidente Michel Temer afirmou à Agência Estado que a presidente Dilma Rousseff acolheu a indicação do PMDB e formalizou o convite ao peemedebista, que foi aceito.

A Agência Estado havia adiantado que o nome do líder governista era o favorito do PMDB para a sucessão de Rossi, mas seu nome teria que ser submetido a Dilma. O processo de escolha do sucessor de Wagner Rossi foi concluído por volta de meia-noite desta quarta-feira, quando Dilma já havia aceito a indicação e formalizado o convite.

O nome de Mendes Ribeiro foi definido pela cúpula do PMDB, que se reuniu na quarta-feiras (17) à noite no gabinete da vice-presidência. Em seguida, o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), levou a indicação ao conhecimento dos deputados no gabinete da liderança na Câmara. Parte da bancada irritou-se por não ter sido consultada previamente. Alguns deputados, como Danilo Forte (PMDB-CE) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), chegaram a defender que o PMDB deixasse a base governista, como fez o PR. "Ficam nos humilhando por causa desses ministérios medíocres", criticou Danilo Forte.

Mendes não tem experiência na área de agricultura. No entanto, é próximo a Dilma, que o nomeou líder do governo. A escolha de Mendes Ribeiro resolve várias equações políticas com a saída de Rossi, que era apadrinhado por Temer. Em primeiro lugar, abre vaga na Câmara para o suplente de Mendes, Eliseu Padilha (PMDB-RS). Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Padilha é amigo de Temer e integrante da Executiva do PMDB. Além disso, a vaga do ministério continua com o PMDB da Câmara. Por último, a escolha de Mendes reabre a vaga de líder no Congresso, que será negociada. O PMDB do Senado estava de olho no cargo. Um dos candidatos para o posto era o senador Eduardo Braga (PMDB-AM). (AE)


O furo:

molinacuritiba.blogspot.com
Com a crise política envolvendo o Ministério da Agricultura por causa das diversas denúncias de corrupção, e com a provável saída do Rossi, que já era esperada e acabou acontecendo, as lideranças do PMDB passaram desde ontem a sugerir o nome do deputado federal Mendes Ribeiro Filho ao cargo de minis...
há 11 horas · · ·

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles