quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Greve faz UFPR adiar início das inscrições para o vestibular

Candidatos iriam se inscrever a partir desta sexta-feira, mas data foi adiada e novo período de inscrições ainda não está definido. Aulas da universidade também foram suspensas por tempo indeterminado


A greve dos professores e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que já havia alterado o calendário letivo dos alunos, também deve causar mudanças para o vestibular da instituição. Por conta da paralisação, o Conselho Universitário (Coun) da UFPR, que é presidido pelo reitor, Zaki Akel Sobrinho, decidiu, na noite de quarta-feira (17), adiar o início das inscrições para o processo seletivo.

Os candidatos, que poderiam começar a se inscrever para o vestibular a partir desta sexta-feira (19), terão de esperar mais tempo. A nova data para as inscrições ainda não foi definida. Apesar dessa mudança, a universidade ainda mantém a data das provas, com a primeira etapa marcada para o dia 13 de novembro e a segunda fase nos dias 11 e 12 de dezembro.

Além disso, o conselho manteve o adiamento das aulas da universidade, mas desta vez por tempo indeterminado. O início do segundo semestre letivo, marcado para o dia 1º de agosto, já havia sido adiado por outras três vezes, com datas definidas (a última delas seria 12 de agosto).

Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, a decisão de adiar o recomeço do ano letivo foi tomada porque não há condições de haver aula com servidores e professores parados. Uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) deve ocorrer na próxima quarta-feira (24) e vai definir se o adiamento será mantido ou suspenso.

Docentes

Os professores já estão organizados em comissões e solicitaram uma audiência com a reitoria, para levar a pauta de reivindicações locais. Entre os principais pontos estão o estabelecimento de um limite máximo de carga horário para os docentes, a implantação de progressão automática na carreira, estabelecimento de limite máximo de alunos por sala de aula, limitação da abertura de novas vagas ou turmas nos cursos que ultrapassarem os limites estipulados ou que não tenham condições estruturais e a reserva de pontos equivalentes na universidade para garantir a mudança de regime de trabalho dos docentes.

Segundo o presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr), Luis Allan Künzle, na sexta-feira (19), o sindicato nacional terá uma nova reunião de negociação com o Ministério do Planejamento. No sábado (20), ainda em Brasília, os sindicatos estaduais fazem uma assembleia para deliberar um possível proposta do governo e definir os próximos passos do movimento.

UTFPR

Os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizam uma assembleia para avaliar o indicativo de greve, que já foi aprovado, na tarde desta quinta-feira (18). Os docentes aprovaram um indicativo de greve sem data determinada, com o objetivo de pressionar o governo para avançar nas negociações com a categoria. Além disso, eles vão deliberar se vão aderir ao movimento nacional que prevê paralisações na próxima terça (23) e quarta-feira (24).

Alguns servidores técnico-administrativos da instituição estão em greve, mas não houve alterações no calendário e as aulas seguem normalmente desde o dia 8 de agosto, quando o semestre foi iniciado. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles