segunda-feira, 11 de julho de 2011

Menor produção de açúcar no Brasil ‘influencia alta dos alimentos no mundo’

A queda na produção de açúcar no Brasil influenciou em junho a alta internacional do preço dos alimentos, que está prestes a bater um recorde, informou nesta quinta-feira a FAO, a agência da ONU para agricultura e segurança alimentar.

O preço do açúcar subiu 14% de maio para junho, devido à alta demanda mundial pelo produto e pela diminuição na produção em vários países.

Em junho, o índice da FAO que mede o preço internacional dos alimentos atingiu 234 pontos, pouco abaixo do recorde histórico de fevereiro deste ano - 239."A produção no Brasil, o maior produtor de açúcar do mundo, está prevista para cair a níveis inferiores aos do ano passado", diz a nota divulgada pela FAO.

O aumento no preço do açúcar foi o principal fator, de acordo com a FAO. Nem mesmo a queda na cotação do trigo, milho e soja foi suficiente para impedir a alta do índice da agência.

A alta do preço internacional dos alimentos já provocou conflitos em diversos países pobres e, segundo analistas, foi um dos fatores que gerou os protestos nos países árabes neste ano.

Um relatório da FAO divulgado neste ano afirma que o preço internacional dos alimentos continuará em alta com muita volatilidade, apesar de o mundo estar perto de um recorde de produção.

A FAO prevê que a safra de cereais será 3,3% maior em 2011-2012, na comparação com o período anterior.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles