O Tribunal de Contas do Estado marcou para hoje, segunda-feira (11), 10h30, a posse do novo conselheiro, Ivan Bonilha. Em sessão realizada na quinta-feira, 7, por cinco votos a um, o plenário do TCE decidiu dar posse a Bonilha, derrotando a posição do auditor Sérgio Valadares, que alertou para o fato de a vaga ainda estar sendo discutida na Justiça.
Bonilha assumirá a cadeira para a qual tinha sido indicado o ex-secretário da Educação Maurício Requião, que está afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou novo recurso para impedir a posse de Bonilha, indicado por 34 votos na eleição realizada na terça-feira, 5, pela Assembleia Legislativa.
O advogado de Maurício Requião, Ivan Xavier Vianna Filho, apresentou uma Ação Cautelar no STF contra a decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski, que havia rejeitado o pedido de suspensão da eleição realizada na terça-feira, 5, quando Bonilha foi indicado conselheiro por 34 votos. A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, rejeitando o recurso protocolado pelos advogados de Maurício, foi uma das bases de sustentação do TC para dar posse a Bonilha.
Embora o governador Beto Richa tenha já assinado a nomeação de Bonilha para o Tribunal de Contas, o futuro conselheiro somente será exonerado da função de Procurador Geral do Estado hoje, quando tomar posse.
0 comentários :
Postar um comentário