quinta-feira, 30 de junho de 2011

Depois do mega-ônibus azulão Curitiba dará prioridade a bicicleta


Luciano Ducci já se marcou pela introdução do mega-ônibus, o “Azulão”, ou “Ligeirão”, para 250 passageiros e com comprimento de 28 metros. Rompeu com um longo período de não inovações no sistema de transporte de massa de Curitiba, cuja revolução começou com Lerner, em 1971.

Esses superlativos expressos chegam num tempo em que o sistema de transporte dá fortes mostras de saturação. Se não resolvem o problema, amenizam um quadro gerador de maus serviços e reclamações. Depois, outro ponto a favor de Ducci foi ter levado à ministra Gleisi Hoffmann, a ‘gerente’ do Governo – e parte do núcleo duro da administração federal – o projeto completo, sem omissões, sem reparos, do futuro metrô da cidade.

Agora, a coluna pode garantir que vem aí “a mais ousada e importante adesão da cidade à bicicleta”, como me adianta um assessor do prefeito. No que consistirá tal universalização da magrela, ainda não foi divulgado. Mas há pelo menos algumas pistas da revolução em favor da bicicleta, o mais sustentável dos meios de transporte numa cidade: as ciclovias de Curitiba passarão por profundas modificações e ampliações e serão implantados dezenas e dezenas de novos quilômetros delas em todas as latitudes da Capital. Tudo deve começar a acontecer ainda no semestre que inicia. (Aroldo Murá)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles