terça-feira, 10 de maio de 2011

Londrina: Procurador do município e esposa também estão entre os presos


O procurador jurídico do município, Fidélis Cangussu, foi preso na manhã desta terça-feira (10) durante uma ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Agentes do Gaeco, Polícia Civil, Militar e Federal cumpriram durante a operação chamada de 'Antisepsia' 15 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão.

Além dele, cerca de 15 pessoas foram detidas em operação iniciada por volta das 5h. Entre os presos está a esposa do procurador, Joelma Canguçu além dos presidentes dos institutos Atlântico e Gálatas edois integrantes do Conselho Municipal da Saúde, Marcos Ratto e Joel Tadeu Correia. A lista completa será divulgada em entrevista coletiva a partir das 15h na sede do Gaeco.

A reportagem da rádio Brasil Sul informou que durante a operação foi apreendida uma maleta com R$ 20 mil no carro do procurador, além de quatro armas e notas fiscais em locais ainda não divulgados.

O motivo das detenções está relacionado a irregularidades identificadas nas últimas contratações feitas na área da saúde. O Gaeco investiga o desvio de recursos públicos e a corrupção envolvendo agentes da saúde na contratação de duas oscips, quando do rompimento de contrato com o Centro Integrado de Apoio Profissional (Ciap), entidade suspeita de desviar mais de R$ 300 milhões em recursos públicos. O MP-PR sustenta que os presos estariam envolvidos na prática de crimes como corrupção, desvio de verba pública e formação de quadrilha.

Os desvios envolviam os institutos Atlântico e Galatas, que estariam colaborando com o esquema fornecendo notas fiscais irregulares. Segundo informações da rádio Brasil Sul, os presidentes dos institutos também receberam mandados de prisão.

Fidélis é formado em direito e especialista em direito empresarial. Ele assumiu o cargo em novembro de 2010 para substituir Demétrius Coelho, que deixou a procuradoria por motivos pessoais.

Os institutos são responsável por serviços essenciais de saúde como o Samu, a Policlínica e a Internação Domiciliar. O secretário Marco Cito disse que entre hoje e amanhã a administração deverá decidir como proceder com esses serviços, mas garantiu que a população não será prejudicada.

A data final do contrato com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocips) termina no dia 8 de junho. O prefeito Barbosa Neto afirmou que a prioridade agora é ressarcir os cofres púbicos.

Entre as pessoas que foram presas na operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) estão o procurador jurídico do município, Fidélis Cangussu, os presidentes dos institutos Atlântico e Gálatas,dois integrantes do Conselho Municipal da Saúde, Marcos Ratto e Joel Tadeu Correia e a esposa do do procurador Fidelis Canguçu, Joelma.

Está marcada para 15h desta terça-feira uma entrevista coletiva no Gaeco para informações definitivas sobre o caso. (Bonde)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles