Homem de confiança do governador Beto Richa (PSDB), o procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha, registrou ontem na Assembleia Legislativa a candidatura para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC). A proximidade com o governo torna Bonilha favorito na disputa por uma cadeira no tribunal – já que a indicação do novo conselheiro será feita pela Assembleia, na qual Richa tem apoio da ampla maioria.
Outro nome cogitado para disputar a vaga com o apoio do governo seria o do secretário da Casa Civil, Durval Amaral. Mas ontem, por meio da assessoria, ele garantiu que não vai disputar a vaga. A intenção de Amaral seria ocupar a vaga do conselheiro Heinz Herwig, que se aposenta em maio de 2012.
Bonilha contou que esteve ontem no gabinete do governador e pediu permissão para disputar a vaga no tribunal – órgão do qual é servidor de carreira. “A decisão foi minha. O Beto entendeu e diz que faz sentido eu querer disputar”, disse o procurador-geral.
Ele contou que em 2008 sequer soube da abertura da vaga deixada pela aposentadoria do ex-conselheiro Henrique Naigeboren. “Se eu soubesse da abertura do prazo, eu teria me inscrito”, afirmou Bonilha. O procurador-geral disse que espera disputar a vaga “no voto” com Maurício Requião. “Acho que o próprio Maurício pode disputar essa vaga. Queria muito que ele disputasse até porque é o mesmo colegiado que o aprovou. Isso demonstraria segurança e não haveria constrangimento e nem desconforto algum”, afirmou.
Maurício Requião disse ontem à Gazeta do Povo que ainda não decidiu se vai recorrer da decisão do presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), que anulou o ato que o elegeu para o TC. “Ainda não sei. Vou conversar com o meu advogado amanhã [hoje]”, disse.
O prazo para registrar candidaturas termina hoje às 18 horas. Pelo regimento interno da Casa, depois de confirmados os candidatos, Rossoni deve nomear uma comissão especial composta por cinco deputados que vai convalidar em até dois dias as candidaturas. A Mesa Executiva então terá cinco dias para marcar uma sessão para sabatinar os candidatos. Depois disso, acontece a eleição em plenário.(GP)
terça-feira, 10 de maio de 2011
Favorito, Ivan Bonilha registra candidatura para conselheiro


0 comentários :
Postar um comentário