quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fórum Estadual de Educação sobre o PNE 2011/2020

UTFPR sedia primeira Sessão de Debate do Fórum Estadual de Educação sobre o PNE 2011/2020

A primeira Sessão de Debate promovida pelo Fórum Estadual de Educação, que discute o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011/2020, será realizada no dia 23 de maio, no Campus Curitiba da UTFPR. Em seguida, cidades de várias regiões do Estado do Paraná sediarão Sessões de Debate. O encerramento será no dia 20 de junho, também em Curitiba.

Na programação do dia 23, haverá uma abertura oficial dos trabalhos realizados pelo Fórum Estadual de Educação e uma reunião do Comitê Técnico, formado por representantes das Universidades Estaduais e Federais do Paraná, do Instituto Federal do Paraná, das Secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Conselho Estadual de Educação. A Sessão de Debate terá 10 grupos de trabalho, divididos de acordo com as metas do PNE, e uma plenária de sistematização.

As inscrições são gratuitas e abertas para toda a comunidade. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição, que estará disponível na página www.utfpr.edu.br/forumpne, do dia 18 até as 12h do dia 20 de maio.

Participantes do comitê gestor e do comitê técnico, respectivamente, o reitor da UTFPR Carlos Eduardo Cantarelli e o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Maurício Alves Mendes, estarão presentes no evento. Para Cantarelli, a realização do Fórum Estadual de Educação é importante para que haja uma mobilização de todas as instituições de ensino que possam contribuir com proposições de emendas capazes de viabilizar a efetivação do PNE. “As discussões sobre temas como desigualdades educacionais, aplicações de recursos públicos, sustentabilidade socioambiental, entre outros, são fundamentais para a formatação de um bom plano que possa elevar a qualidade de educação no Brasil”, afirma o reitor.

No mesmo sentido, o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Maurício Mendes, constata a relevância dos debates sobre as diretrizes, metas e estratégias de desenvolvimento da educação nacional, propostas ao Congresso. “É com muita honra que a nossa Universidade sedia este encontro do Fórum Estadual de Educação e soma seus esforços com as demais instituições de ensino do Estado do Paraná, visando encaminhar propostas ao Congresso Nacional para o Plano Nacional de Educação 2011/2020".

O Campus Pato Branco da UTFPR também sediará uma Sessão de Debate, quando a discussão chegar ao Sudoeste do Paraná. Além de Curitiba e Pato Branco, as cidades de Paranaguá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Guarapuava, Jacarezinho e Ponta Grossa terão Sessões de Debate. O encerramento acontecerá no dia 20 de junho em Curitiba, quando serão entregues aos parlamentares as contribuições do Fórum Estadual de Educação.

Sobre o Fórum
O Fórum Estadual de Educação foi criado no dia 06 de maio de 2011 com o objetivo de
conduzir os debates sobre o PNE 2011/2020 e articular as discussões que subsidiarão a
elaboração do Plano Estadual, dos Planos Municipais e das Conferências Estaduais de
Educação.

Com a participação de Universidades Federais, Estaduais, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e demais entidades convidadas nos comitês do Fórum, o Estado do Paraná realiza um amplo debate com a intenção de subsidiar alterações no projeto de lei que cria o PNE 2011/2020, adequando-o aos interesses e necessidades da sociedade.

Sobre o PNE

Fruto de discussões realizadas desde 2009, em conferências municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e na Conferência Nacional de Educação, o novo PNE (projeto de lei 8.035/2010) foi encaminhado à Câmara dos Deputados no dia 20 de dezembro de 2010 pelo governo federal. No projeto, são definidas dez diretrizes, 20 metas, 171 estratégias para alcançá-las, os princípios e os prazos da proposta.

Após aprovado pelo Congresso e durante a implementação do PNE, a União deverá promover a realização de pelo menos duas conferências nacionais de educação até o final da década, com intervalo de até quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar e monitorar a execução do PNE 2011/2020 e subsidiar a elaboração do PNE para o decênio 2021/2030.

O Fórum Nacional de Educação, a ser instituído no âmbito do Ministério da Educação, articulará e coordenará as conferências nacionais de educação.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles