sexta-feira, 4 de março de 2011

Seminário vai discutir necessidades das comunidades indígenas

O secretário Wilson Quinteiro, da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, reuniu-se nesta quinta-feira (3) com representantes dos Conselhos Regionais dos Indígenas do Paraná. O encontro teve como objetivo discutir a realização de um seminário para que as lideranças indígenas possam apresentar a instituições federais e estaduais as necessidades de suas comunidades.

As lideranças indígenas querem ser consultadas na formulação de políticas públicas do Estado. Eles pedem que as estratégias de atuação, a elaboração e a execução dos projetos e demais ações levem em consideração a situação de cada aldeia, respeitando os aspectos culturais de cada povo e a realidade de cada região.

O secretário Wilson Quinteiro assegurou que as comunidades indígenas serão ouvidas. “A secretaria está atenta a todas as necessidades fundamentais desses povos, como habitação, saúde, educação, agricultura, meio ambiente e divulgação da cultura. Vamos promover a articulação com os outros órgãos do governo do Estado, governo federal, com o Judiciário e iniciativa privada para uma atuação mais eficaz”, disse o secretário.

Participaram da reunião o coordenador político da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul- Arpinsul, Romancil Cretã, o presidente do Conselho Indígena do Paraná, Eloy Jacintho, e a representante do Conselho Indígena Regional de Guarapuava, Fátima Lucas.

A data e o local do seminário serão definidos após reunião de todos os integrantes do Conselho Estadual do Indígenas e Arpinsul.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles