sexta-feira, 4 de março de 2011

Não existe mais fila de caminhões no Porto de Paranaguá

Não há mais fila para o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Esforços conjuntos da Autoridade Portuária, Receita Federal, Operadores Portuários e Justiça solucionaram o problema da fila durante a madrugada desta sexta-feira (04). Agora, três navios estão atracados no corredor, somando 133 mil toneladas a serem exportadas. Outros 14 navios aguardam para carregar grãos.

Desde domingo passado, passaram pelo Pátio de Triagem 5.522 caminhões e outros 800 estão agora estacionados no local.

A expectativa é que a situação se normalize nos próximos dias, com a melhora das condições climáticas. Com tempo bom, o Corredor de Exportação opera em capacidade plena e consegue escoar até 100 mil toneladas por dia.

Dos grãos que chegam a Paranaguá, 70 % são transportados por caminhão e 27% por trem. Os outros 3% são os graneis líquidos, transportados via oleoduto. Para um navio com 60 mil toneladas de soja, por exemplo, isso significa que 42 mil toneladas chegam de caminhão. Considerando que cada caminhão carrega, em média, 30 toneladas de produto, para trazer esta quantidade de carga são necessários 1500 veículos que, enfileirados, representam 60 km.

Por isso o sistema de ordenação no recebimento de cargas pelo Porto, o Carga Online, precisa ser respeitado, alerta a Appa, para que os caminhões só cheguem ao porto quando há lugar nos armazéns e navios aguardando para receber o produto.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles