sexta-feira, 4 de março de 2011

EUA apresentam 22 acusações contra soldado acusado de ser fonte do Wikileaks

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos apresentou nesta quarta-feira (02/03) 22 acusações adicionais contra Bradley Manning, o soldado acusado de ser a principal fonte do Wikileaks de documentos diplomáticos, informou a rede NBC.

A mais séria das acusações, a de "ajudar o inimigo" usando uniforme militar norte-americano, ajuda como sentença para pena de morte, mas a equipe legal do Exército informou que não recomendará esse castigo ao juiz militar que supervisionará o caso.

Em seu lugar, a acusação aconselhará a prisão perpétua caso Manning seja condenado unicamente por essa acusação, mas o juiz militar poderia ignorar a recomendação e impor pena de morte.

Manning, de 23 anos, se encontra preso em um centro penitenciário militar em Quantico (Virgínia) desde junho, quando foi acusado pelas autoridades militares de descumprir o Código Militar por facilitar ao Wikileaks 150 mil documentos secretos do Departamento de Estado, que a organização publicaria mais adiante.

A essa primeira acusação, que condenava o soldado a 52 anos de prisão, foram somadas nesta quarta-feira outras 22 após uma investigação de sete meses que ainda continua, segundo o Pentágono.

A maioria das novas acusações está relacionada com o uso de software não autorizado em computadores do governo para extrair informação classificada, download ilegal e transmissão de dados para divulgação pública por parte do "inimigo", como denomina a acusação.

Em sua formulação das acusações, as autoridades militares não fizeram nenhuma menção específica ao Wikileaks, nem se referiram a nenhum laço direto entre Manning e o fundador da organização, Julian Assange.

O governo dos EUA continua investigando possíveis vias legais para apresentar acusações contra Assange, que será extraditado em breve a Suécia para ser julgado por seus supostos crimes sexuais depois que um juiz britânico autorizou a operação na semana passada.

A detenção de Manning aconteceu após a denúncia do hacker Adrian Lamo, que o acusou em junho de 2010 de ser a principal fonte do Wikileaks.

Segundo a acusação, o soldado teve acesso aos documentos quando estava na Base Operacional Avançada Hammer, ao leste de Bagdá (Iraque), e podia consultar duas redes classificadas do governo americano, Siprnet (Secret Internet Protocol Router Network) e Joint Worldwide Intelligence Communications System.(Opera Mundi)


Bradley Manning: torturado e submetido a condições desumanas

As condições carcerárias de Bradley Manning, o soldado americano acusado de [ser suspeito de] vazar ao site ‘WikiLeaks’ milhares de documentos secretos do departamento de Estado, são "desumanas" e sua saúde física e mental estão se deteriorando, afirmou uma pessoa próxima ao soldado, quinta-feira.

"Parece evidente que a saúde física e mental de Manning estão se deteriorando", escreveu David House no blog Firedoglake.

De acordo com House, um analista de sistemas que visita o acusado duas vezes por mês, as condições carcerárias de Manning em prisão de Marines em Quántico, no estado da Virgínia, são "rigorosas e desumanas", apesar do que o Pentágono afirma.

O departamento de Defesa afirma que o ex-analista, de 23 anos, está detido sob um regime de segurança máxima, ‘mas não recebe um tratamento diferente dos demais presos’. Esse tipo de encarceramento permite ao recluso apenas sair de sua cela uma hora por dia para realizar exercícios físicos.

Manning dispõe de dois lençóis e cobertores que não podem se romper para evitar que se suicide, uma medida tomada por "precaução", ainda que não receba uma vigilância especial por isso, segundo o Pentágono.

House garantiu que as declarações do departamento são "claramente contraditórias" com as que Manning lhe fez, depois de visitá-lo no sábado e domingo. De acordo com sua versão, Manning não pode sair ao pátio da prisão há quatro semanas e, por isso, não está realizando exercícios físicos.

"Quando mencionei o comunicado do Pentágono que garante que ele pode fazer exercícios, ele respondeu que é verdade, se caminhar com [pesadas] correntes for considerado uma forma de fazer exercícios físicos", afirmou House.”. [O Departamento de Estado dos EUA espera que, com o evidente 'bom andamento' das torturas em curso, em breve o soldado Bradley Manning confessará qualquer coisa que se deseje e se dirá arrependido por trair a Pátria ao revelar dolo e inconfidências de diplomatas e governantes].(AFP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles