sexta-feira, 4 de março de 2011

Pessoas queimadas por águas-vivas devem procurar atendimento rapidamente

Mais de 500 acidentes com águas-vivas foram registrados no Paraná em três meses de Operação Verão. Em razão do aumento da incidência desse tipo de ocorrência no verão, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda que todas as pessoas que entrarem em contato com animais marinhos, como caravelas e águas-vivas, procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

“Os acidentes acontecem principalmente por dois fatores: o aumento na temperatura do oceano, condição favorável para a reprodução desses animais, e o grande número de banhistas que frequentam as praias nesta época do ano”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria, Sezifredo Paz.

A queimadura de água-viva é causada pelo veneno presente nos tentáculos. “Em contato com a pele, provoca ardência e dor intensa durante um período de 30 minutos até 24 horas. A substância pode causar desde inflamações até a necrose do local”, explica a médica do Centro de Informações e Respostas Estratégicas de Vigilância em Saúde, Lenora Catharina Rodrigo.

TRATAMENTO – Em caso de contato com águas vivas ou outros animais marinhos capazes de causar lesões, o banhista deve evitar tratamentos caseiros, porque eles podem mascarar os sintomas, levando ao agravamento da situação. Na praia, o banhista pode se dirigir a um posto do Corpo de Bombeiros para receber os primeiros cuidados. “O Corpo de Bombeiros sugere que o banhista aplique apenas vinagre ou água salgada no local da queimadura. Depois disso ele é orientado a procurar um posto de saúde ou emergência hospitalar para receber o devido tratamento”, explica o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Leonardo Mendes dos Santos.

CARTAZ – Para orientar a população sobre como lidar com este tipo de acidente, o Paraná lançou um cartaz com dicas de prevenção e informações acerca dos riscos, sintomas e tratamento necessário para cada tipo de animal marinho (caravelas, águas-vivas, peixes, raias, esponjas-do-mar, ouriços-do-mar, moréias, peixe-escorpião e polvos). Esses cartazes estão disponíveis em todos os serviços básicos de saúde no litoral.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles