sexta-feira, 4 de março de 2011

IAP vai reforçar fiscalização na Serra do Mar e no Litoral durante Carnaval




Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vão intensificar no feriado de Carnaval as ações de orientação e fiscalização relacionadas à balneabilidade, poluição sonora, disposição de resíduos (lixo), fauna, flora, pesca e ligações de esgoto no Litoral. O objetivo, de acordo com o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, é garantir a preservação das praias paranaenses, no período em que a região receberá cerca de 1 milhão de pessoas.

“O feriado de Carnaval é um dos períodos do ano em que o Litoral recebe o maior numero de visitantes. Por isso, o governo reforça as suas ações e intensifica a fiscalização para garantir a proteção do patrimônio natural, com atenção especial a Serra do Mar, aos ecossistemas marinhos e Unidades de Conservação como é o caso da Ilha do Mel, por exemplo”, explicou o presidente do IAP.

BALNEABILIDADE

As equipes que atuam nas barracas fixas nas praias de Guaratuba – Praia Central até Morro do Cristo - Matinhos (rotatória) e Pontal do Paraná (no balneário de Ipanema) vão desenvolvendo trabalhos de orientação e distribuição de materiais junto aos banhistas. Também serão abordados veículos que transitam pela orla, esclarecendo quanto à sinalização dos pontos próprios e impróprios para banho.

Outra importante ação será realizada em parceria com a Sanepar para alertar os veranistas sobre o lançamento irregular da rede de esgoto em rios, córregos e canais comprometendo à qualidade de suas águas.

POLUIÇÃO SONORA

Caberá ao IAP garantir o equilíbrio daqueles que irão ao Litoral para descansar e dos foliões. Fiscais do órgão ambiental vão atuar nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá para orientar a população sobre o que diz a legislação ambiental quanto à poluição sonora.

“Estaremos recebendo denúncias referentes a exageros no volume de som em locais afastados. A festividade vai ocorrer, mas nos locais retirados é preciso preservar a tranquilidade das famílias”, explica o fiscal do IAP, Paulo Kurslop.

Após orientação e notificação, os fiscais podem autuar quem estiver descumprindo a Lei. As multas podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões e o equipamento pode ser apreendido.

PESCA – A fiscalização contra a pesca predatória não para e será realizada nas baías de Paranaguá, Guaratuba, Antonina e Guaraqueçaba. “Queremos evitar que barcos pesqueiros de outros estados procurem as baías paranaenses neste período para promover a pesca de arrasto e a pesca predatória”, destacou o presidente do IAP. Ele explica que a tendência no Carnaval é que ocorra um aumento no número de embarcações amadoras e redução no número de embarcações profissionais. “Mas estaremos atentos”, disse Tarcísio.

FAUNA E FLORA – Operações de fiscalização para proteção da flora e da fauna nativa também fazem parte das ações realizadas pelos técnicos do IAP e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde.

Equipes orientarão moradores e veranistas sobre as proteção das áreas de restinga em todos os balneários, especialmente coibindo a entrada de veículos na areia em Pontal do Sul e Guaratuba. Entre os principais crimes cometidos na região litorânea estão o corte ilegal de palmito, caça predatória e o tráfico de animais silvestres.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - As Unidades de Conservação Parque Rio da Onça, em Paranaguá, e Floresta Estadual do Palmito, em Matinhos, estarão abertas ao público no horário das 8h às 18 horas. Nestas duas Unidades as visitas deverão ser agendadas pelos telefones: Floresta do Palmito (41) 3424-5016 e Parque Rio da Onça (41) 3453-2472.


O Parque Estadual Pico Marumbi, em Morretes, estará aberto durante todo o feriado, das 8h30 às 18 horas. O telefone de contato é (41) 3462-3598 e 3462-2954. O Parque Estadual Pico do Marumbi é reconhecido pela Unesco desde 1999 como parte integrante do Sítio do Patrimônio Mundial da Natureza - que protege ecossistemas da Floresta Atlântica. No Parque situa-se o conjunto Marumbi, composto por nove picos. O mais alto deles é o morro Olimpo, que junto com três outros cumes (Abrolhos, Ponto do Tigre e Gigante) são abertos à visitação pública.

Para quem vai à Ilha do Mel é importante estar atento ao limite no número de visitantes, que é de 5 mil pessoas/dia. Por meio do site www.ilhadomel.pr.gov.br e do telefone do Terminal de Embarque de Pontal do Sul (41)3455-1144 é possível saber quantas vagas ainda estão disponíveis na Ilha.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles