quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Paraná tem um milhão de pessoas endividadas

Ana Ehlert/ParanáOnline

Paraná tem 1 milhão de inscritos como devedores (foto: Valquir Aureliano)
O pagamento da primeira parcela do 13º salário, feita nesta terça-feira, movimentou o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial do Paraná (ACP), que deve fechar o ano com mais de 223 mil consumidores reabilitados a realizarem compras a prazo.

De janeiro a novembro, foram registrados 223.896 atendimentos no SCPC. Pesquisa GfK, revelou que de cada 10 brasileiros, 6 devem pagar as dívidas como 13º salário, que injetará na economia do Paraná R$ 5,444 bilhões.

Para o vice-presidente da ACP, Camilo Turmina, o número é razoável e representa cerca de 20% do total de nomes registrados no SCPC/Serasa. “São 1 milhão de nomes (no Paraná), sendo que cada um têm em média três registros”, conta. Somente no mês de novembro, 21.004 pessoas procuraram pelo serviço para limpar o nome. A expectativa é de que o número fique acima do total registrado em 2009, com 226.972, uma vez que ainda temos em dezembro, o pagamento da segunda parcela do 13º, no dia 20 de dezembro.

A pesquisa da GfK, foi realizada em novembro com pessoas de nove regiões metropolitanas e três capitais brasileiras, o estudo destaca que 51% dos entrevistados vão receber o benefício e, destes, 61% devem usar em média 42%do dinheiro para pagar dívidas.

De acordo com Antonio Perrella, Diretor de Atendimento a Clientes e Novos Negócios da GfK, o porcentual de pessoas que vão usar o 13º salário para pagar dívidas é alto em todos os segmentos da população, porém os que mais se destacam são aqueles que têm entre 25 e 34 anos (72%), e que pertencem às classes CD (76%). Comprar presentes de Natal também está nos planos dos que vão receber o 13º salário.

A pesquisa aponta que 40% dos consultados dizem que 14% do valor total do benefício terão esta finalidade.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles