PARANÁONLINE
Para celebrar o Dia Nacional do Samba, comemorado hoje, Curitiba reúne cerca de 200 artistas durante o Festival paranaense do samba, que acontece até domingo com shows gratuitos no Largo da Ordem.
Organizado pelo Centro Cultural Humaitá e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o evento traz diferentes gêneros da cultura popular, como grupos de samba raiz, choro, sambas enredo, partido alto, gafieira, samba de terreiro e pagode.
"Nesta edição, a primeira com shows, buscamos resgatar as origens dessa cultura que é totalmente brasileira", salienta o presidente do Centro Humaitá, Adegmar Candiero.
O samba, nascido a partir do som trazido pelos africanos, surgiu pelas rodas de samba baianas até se tornar Patrimônio Cultural pela UNESCO em 2005 e ao longo de sua história vem ganhando a contribuição das culturas portuguesa, árabe e muitas outras.
Com o título do samba rural ao carnaval, o Festival paranaense do samba busca resgatar os talentos locais e mapear a presença de samba de qualidade em todo o Estado.
"Já presente na agenda da cidade há três anos, o Festival paranaense do samba vem se consolidando como a maior festa de cultura popular do sul do País", assinala Candiero.
Em dois palcos no Largo da Ordem Ruínas e Bebedouro o evento começa oficialmente hoje, às 18h, nas Ruínas do São Francisco com show do grupo Ebubu Fulo, que traz choro, maxixe e samba instrumental e composições do premiado Julião Boêmio e de Pedrinho da Viola.
Já às 20h, será dramatizada a origem do samba em homenagem à Tia Ciata, onde as tradições musicais baianas ganham identidade mais carioca. Sob a direção de Olinto Simões, a personagem será interpretada pela atriz Geisa Costa, que coordena, em seguida, um bloco carnavalesco em performance interativa na praça João Cândido, atrás das Ruínas.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Hoje é comemorado o Dia Nacional do Samba


0 comentários :
Postar um comentário