sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PARAGUAI É PORTO DE PIRATAS: Deputado do PT manda bala no aliado Lugo...

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) voltou a defender, na noite desta quarta-feira (1º), que a maioria das armas que entram ilegalmente no Brasil vêm do Paraguai. A afirmação do parlamentar brasileiro, relator da CPI do Tráfico de Armas e atualmente relator da CPI da Violência Urbana na Câmara dos Deputados, foi direcionada ao Presidente do país vizinho, Fernando Lugo.

Ao deixar um hospital paulista, hoje à tarde, Lugo tentou rebater as afirmações do deputado Pimenta, que na semana passada apontou o Paraguai como a principal rota de tráfico de armas que chegam aos morros cariocas. “Temos 16 mil quilômetros de fronteiras, desses 1.365 com o Paraguai, que apesar de não ser o país com maior extensão de território comum com o Brasil, possui uma legislação muito permissiva, e é responsável por cerca de 80% das armas que entram ilegalmente no território brasileiro”, havia afirmado o deputado.

Para Pimenta, a falta de uma cooperação internacional entre os países da América do Sul no combate ao tráfico de armas, munição e drogas, que pressupõe uma medida de caráter diplomático, deve ser prioridade na pauta do Parlamento do Mercosul. “Discute-se unificação de tarifas alfandegárias, questões tributárias, inspeção de sanidade animal e vegetal, mas ainda não está posto o debate de uma legislação unificada”, disse o deputado.

Pimenta espera que o Presidente paraguaio patrocine iniciativas para harmonizar a legislação, restringindo as facilidades de compra de arma e munição no território de cada país, além de ações conjuntas na fronteira entre os países do Mercosul, em especial entre o Brasil Paraguai e o Uruguai.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles