segunda-feira, 2 de agosto de 2010

DESEMPREGO E BAIXOS SALÁRIOS LEVA JUVENTUDE PARA AS DROGAS


GAZETA DO POVO/Fabiane Ziolla Menezes com colaboração de Gladson Angeli

Com desemprego de 23% entre os jovens pobres e a juventude universitária tendo como perspectiva um mercado de trabalho que gera 80% dos empregos de no maximo 2 salários mínimos e como os postos de trabalho que pagam mais estão ocupados e com um bom exército de reserva, cresce o consumo de droga, para aliviar o mal estar da existência. Com certeza o problema não é de policia.

Adolescentes são os que mais procuram ajuda para fugir do crack e das drogas

Homens, entre 16 e 17 anos, e mulheres entre 12 e 15 anos representam maioria dos jovens viciados em Curitiba

Os jovens do sexo masculino na faixa etária compreendida entre 16 e 17 anos representam o perfil do maior grupo de que busca tratamento para se livrar do crack em Curitiba. Entre as mulheres, a faixa etária cai, e fica entre 12 e 15 anos. Ao menos 60% desta população está fora da escola e, com o tempo ocioso, ocupam a cabeça com o consumo de drogas. Também são a principal vítima do tráfico e, em especial, do crack, a droga que mais avança nas capitais e nas grandes cidades do País.
Crack avança na América do Sul

Relatório das Nações Unidas revela que o Brasil, com cerca de 990 mil usuários, é o maior mercado de cocaína do continente


Ao contrário da América do Norte e da Europa, o consumo de cocaína e derivados na América do Sul está em expansão. A região é a quarta maior consumidora mundial e, o Brasil, o maior mercado sul-americano, com 900 mil usuários, seguido pela Argentina, com um número três vezes menor. É o que mostra o Relatório Mundial sobre Drogas 2010, lançado pelo Escritório sobre Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas (Unodc) no mundo inteiro, às vésperas do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico de Drogas.

Quase 50% dos universitários brasileiros já usaram drogas

Quase metade dos universitários brasileiros (48,7%) de 18 a 24 anos já experimentou algum tipo de droga ilícita. O dado foi revelado pelo 1º Levantamento Nacional sobre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 Capitais Brasileiras, divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e feito em parceria com um grupo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).



O último relatório do Narco­denúncia mostra um crescimento na apreensão de pedras de crack no Paraná: de 12.765 em 2003 para 1,3 milhão em 2009. Neste ano, de janeiro até agora, foram 785.688 pedras apreendidas. Na última segunda-feira, 37 quilos de crack e quatro quilos de cocaína foram apreendidos em em Curitiba. Quatro pessoas foram presas.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles