segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pior cadeia do Brasil está no PR

Rosiane Correia de Freitas/Folha de Londrina

Curitiba - Está no Paraná a carceragem apontada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como a pior unidade prisional visitada pelo órgão em todo o Brasil. O 12º Distrito Policial de Curitiba foi multado pela Vigilância Sanitária da capital em R$ 895,88 por violação de regras de higiene e segurança. O valor não foi pago pelo Estado do Paraná.

O lugar tem 26 vagas para presos, mas abriga 144 pessoas numa área sem ventilação, com infiltração e umidade permanente, sem instalações sanitárias e sem colchões. Interditado em abril do ano passado pela Vigilância Sanitária, o 12º DP continua a receber presos ainda hoje.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Priscilla Placha Sá, classificou a situação como ''risível''. Mas para ela mais grave que o Estado não ter quitado a multa é o fato das autoridades ainda não terem tomado providências para resolver a situação dos presos encarceirados nessas delegacias.

A OAB pediu a interdição da carceragem de mais uma delegacia no Paraná, a de Sarandi (7 km a leste de Maringá). Além do 12º e o 11º DP em Curitiba, já foram interditados o 9º DP, também em Curitiba, a Delegacia da Lapa, de Paranaguá, a de Pinhais e o 2º Distrito de Londrina. ''Nós temos trabalhado junto aos magistrados para que se determinem multas em valores capazes de estimular os gestores públicos a tomarem providências'', explica.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles