terça-feira, 10 de agosto de 2010

A aposta errada de Osmar e o efeito Lula


Eduardo Schneider

Osmar Dias tinha uma reeleição certa para o Senado, mas caiu no canto de sereia de Lula e do PT e agora é sério candidato a ficar pelo menos quatro anos sem mandato. Os piores pesadelos do senador parecem prestes a se realizar.

As pesquisas indicam que Beto Richa ganha a dianteira também no interior. É um indício que seu eleitorado tradicional não engoliu as alianças profanas que costurou com os petistas e sem terra. Gleisi Hoffmann, que Osmar queria como sua vice, dispara na corrida pelo Senado ocupando a vaga que seria sua se tivesse seguido seus instintos e buscado a reeleição.

Para o quadro ficar completo só falta o abandono por parte de seus novos aliados. O que pode vir a acontecer se as próximas pesquisas seguirem o caminho mostrado pelo Ibope que encontrou uma diferença de 13 pontos percentuais entre Osmar e seu principal adversário, Beto Richa.

Meter a boca nas pesquisas pode ser um recurso interessante para manter o pique da militância e tentar evitar que os financiadores debandem, mas não é prudente acreditar na própria retórica.




O efeito Lula

Em 2006, vésperas do 2º turno das eleições para o governo do Estado, Roberto Requião registrava nas pesquisas 6 pontos de vantagem sobre Osmar Dias. Abertas as urnas constatou-se que havia vencido por 10.400 votos, ou pouco mais de 0,1 ponto percentual.

Esse resultado provocou polêmicas intermináveis. O senador Osmar Dias, inconformado com a derrota, atribuiu num primeiro momento seu fracasso a manipulação das pesquisas. Mais recentemente, quando se tornou aliado do PT, passou a creditar sua desgraça ao fato de Lula ter pedido votos para Requião às vésperas da eleição num comício na Boca Maldita.

Requião tem uma teoria oposta. Acredita que as pesquisas estavam corretas em 2006 e sua queda na última hora se deve ao apoio de Lula. Lula o teria derrubado e quase derrotado em 2006. Em 2010 Lula veio a Curitiba e derrubou Osmar.

Só o efeito Lula explica o tombo registrado pelo Ibope na primeira pesquisa que mensurou o efeito do comício de Lula a favor de Osmar na Boca Maldita.

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