segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vila Guaíra vai ganhar mais 138 moradias populares

A construção de 138 unidades habitacionais na Vila Guaíra está ocorrendo em intensa velocidade. O Moradias Ferrovila Minas Gerais está sendo construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para reassentar famílias que vivem em situação de risco social na ocupação irregular Vila Formosa, situada no bairro Novo Mundo.

De um total de 178 unidades que compõe o conjunto, 40 já foram entregues, restando as 138 que estão em obras. O projeto está sendo executado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município, que precisou suplementar recursos para garantir a execução das obras, já que o custo previsto no projeto inicial estava defasado. A obra representa investimentos de R$5,5 milhões, dos quais R$2,6 milhões são recursos do orçamento municipal.

“Assim como em outras obras de reassentamento, o aquecimento no setor da construção civil trouxe aumento no custo dos materiais e da mão de obra e isso teve reflexo no orçamento dos empreendimentos. O entrave já foi resolvido e hoje a obra está andando em ritmo acelerado”, afirma o secretário municipal de Habitação, Osmar Bertoldi.

Projeto - A construção do empreendimento Ferrovila Minas Gerais integra o projeto de intervenção da Cohab na bacia do rio Formosa, onde o serviço social da companhia cadastrou 1.584 famílias, das quais 555 que vivem em beira de rio, serão reassentadas em novas moradias.

As 1.014 famílias que permanecem no local onde estão vivem em áreas que não apresentam risco, mas serão atendidas com obras de infraestrutura – instalação de redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação pública. As margens de rio desocupadas receberão recuperação ambiental, com plantio de grama e árvores.

“Os projetos de reassentamento de moradores das beiras dos rios beneficiam as pessoas, que passam a viver em moradias dignas e por isso elevam a sua autoestima, e também colaboram com o meio ambiente, pois os locais que estão indevidamente ocupados são totalmente recuperados”, explica o presidente da Cohab, Ibson Campos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles