sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rio lembra 90 anos de Brizola no dia 23/1 com missa e lançamento de livro na ABI

Os 90 anos de nascimento de Leonel Brizola serão lembrados no próximo dia 23 de janeiro no Rio de Janeiro com a celebração de uma missa às 11 horas na Igreja de São Benedito dos Homens Pretos, na rua Uruguaiana, no Centro da cidade; e com o lançamento do livro “Leonel Brizola – A Legalidade e Outros Pensamentos Conclusivos”, às 18 horas, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) - na Rua Araújo Porto Alegre 71, também no Centro do Rio.

No livro organizado por Osvaldo Maneschy, Apio Gomes, Paulo Becker e Madalena Sapucaia o herdeiro do Trabalhismo dá – na primeira pessoa – a sua opinião sobre temas políticos atuais através de transcrições de falas suas recolhidas ao longo dos anos que somam mais de 300 horas de gravação de palestras, discursos e entrevistas - entre 1991 e 2004.

A primeira parte do livro é totalmente dedicada ao movimento da Legalidade de 1961 liderado por Brizola a partir do Rio Grande do Sul, que uniu o Brasil e derrotou os golpistas que tentaram impedir a posse de João Goulart - episódio do qual Brizola tirou uma grande lição: os golpes só prevalecem na desinformação.

A Cadeia da Legalidade, a partir da encampação pelo governo gaúcho da Rádio Guaíba, reuniu espontaneamente mais de 100 emissoras de rádio, encurralando os militares golpistas na condenação do ato, pela opinião pública. Mas do episódio Brizola cultivou grande frustração a ponto de dizer, em 2001, na fase conclusiva de sua vida: “Na Legalidade, perdemos uma chance que a História nos deu de bandeja”.

Brizola queria enfrentar os militares golpistas e fechar o Congresso Nacional convocando, logo em seguida, uma Constituinte. Mas Jango conciliou e veio o golpe de 1964. Um CD acompanha o livro onde uma parte dos fatos relacionados à Legalidade é narrada pelo próprio Brizola.

Já a segunda parte de “Leonel Brizola – A Legalidade e Outros Pensamentos ...” é uma reedição do livro originalmente publicado em 1994 com o título “Com a palavra, Leonel Brizola” - onde o ex-governador, também na primeira pessoa, fala sobre processo social, Trabalhismo, economia, getulismo, problemas brasileiros, política, mídia, golpe de 64, violência e pobreza, entre temas diversos. O prefácio do livro é do jornalista Paulo Henrique Amorim e ele pode ser comprado na Internet, através da Nitpress, no endereço www.nitpress.com.br .

A obra é parte de um projeto maior voltado à preservação das palavras e idéias de Brizola que desdobrará em novo livro, em futuro próximo, mais extenso e detalhado - cujo título ainda provisório é “Leonel Brizola, outras reflexões”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles