quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Projeto pioneiro leva eficiência energética para moradias populares

Um projeto pioneiro de eficiência energética vai beneficiar as 694 famílias que irão habitar o Conjunto Residencial Madre Tereza de Calcutá – a maior das obras do PAC Habitacional no Estado, construída no Guarituba, em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba). A iniciativa resulta de uma parceria entre a Copel e a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e deverá ser estendida futuramente para conjuntos habitacionais em todo o Estado.

As novas casas – para onde os moradores devem começar a ser transferidos no fim do ano – terão lâmpadas e refrigeradores de alto rendimento energético e chuveiros elétricos com sistema de recuperação de calor, que os torna mais econômicos.

As famílias realocadas ganharão geladeiras novas, com capacidade de 250 litros e selo Procel de desempenho energético. “Vivendo em situação precária, muitas delas sequer dispunham de um refrigerador em casa. As outras terão o antigo substituído por um novo, mais econômico”, informa Ana Maria Battaglin, gerente do Departamento de Utilização de Energia da Copel, setor responsável pela condução do projeto no âmbito do Programa de Eficiência Energética da companhia.

Os novos domicílios também irão receber equipamentos denominados “recuperadores de calor”, que serão instalados em conjunto com chuveiros elétricos de baixa potência. Seu funcionamento consiste em fazer com que a água fria que sai da caixa de água, antes de chegar ao chuveiro, passe por uma serpentina que fica sobre o piso, logo abaixo do chuveiro. Essa serpentina absorverá o calor da água quente que cai do chuveiro, fazendo com que a água suba pré-aquecida até o chuveiro.

“Assim, é possível utilizar chuveiros de menor potência e, conseqüentemente, mais econômicos, sem prejudicar a qualidade do banho”, explica Ana Maria. “Com o recuperador de calor, um chuveiro com 3.200 watts de potência pode oferecer ao usuário o mesmo conforto térmico de um chuveiro de 5.400 watts”, compara.

As lâmpadas que equiparão as moradias do Conjunto Madre Tereza serão do tipo fluorescente compacta, com potência de 15 watts (iluminação semelhante a de lâmpadas incandescentes de 60 watts) e de 25 watts (que substituem sem prejuízo as incandescentes de 100 watts).

Esses benefícios – os refrigeradores, chuveiros econômicos e lâmpadas de alto rendimento – serão totalmente custeados pela Copel, que prevê investir no projeto cerca de R$ 1,3 milhão.

“Enquanto a Cohapar proporciona moradia digna a essas pessoas, a Copel garante meios para que a eletricidade seja utilizada de forma eficiente, segura e sem desperdício”, diz Pedro Augusto do Nascimento Neto, diretor de distribuição da empresa de energia.

“Com esta iniciativa, orientada pelo governador Beto Richa, o Governo do Paraná eleva a condição social dessas famílias, estendendo-lhes a oportunidade de viver num lar com dignidade e segurança, com acesso a equipamentos novos e eficientes do ponto de vista energético”, complementa Nascimento Neto.

CIDADANIA – As famílias, que estavam instaladas em fundo de vale e margem de rio, vão receber a infraestrutura necessária para uma vida digna. “Atuando de forma integrada, as secretarias promovem melhor condição de vida para essas famílias que passaram por tantas dificuldades, enfrentando alagamentos e doenças trazidas pelas chuvas. Com a mudança para o novo endereço as pessoas reconquistam a dignidade e a vontade de progredir cada vez mais”, destacou o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, para quem a palavra-chave deste governo é parceria.

O projeto também contribui para a manutenção de áreas de preservação e de recursos hídricos. “Seu grande mérito é resgatar famílias atualmente em situação de vulnerabilidade, melhorando a qualidade de vida e promovendo a cidadania”, ressalta Gilberto Mendes Fernandes, diretor de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel.

O projeto já recebeu a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo o diretor de distribuição da Copel, a empresa já manifestou à Aneel sua intenção de aplicar o projeto em outras 100 mil unidades habitacionais, previstas pela Cohapar para serem construídas em todo o Paraná.

SOCIAL – Todas as famílias contempladas são orientadas pela Cohapar a obterem o seu Número de Identificação Social - NIS, para que se enquadrem na tarifa social de baixa renda e, quando o consumo mensal não ultrapassar a 100 quilowatts-hora, tenham sua conta de luz quitada pelo Governo do Estado por meio do programa Luz Fraterna.

“A parceria com a Copel é fundamental, pois não vamos apenas levar as famílias para uma nova casa, mas para um local com condições completas e com perspectivas de vida. Sem contar que este projeto resgata a dignidade das pessoas e ajuda a preservar o meio ambiente, para que as gerações futuras não sofram com a falta de água devido à poluição dos mananciais”, destacou Chaowiche.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles