quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Principais cidades do Paraná recebem novos veículos para combate a incêndios

O Corpo de Bombeiros do Paraná passa a contar com dez novos caminhões tipo autobomba tanque para combate a incêndios. Os equipamentos foram entregues nesta quarta-feira (16) pelo governador Beto Richa. Eles serão empregados em casos de incêndios urbanos, rurais e em instalações petroquímicas nas principais cidades do Paraná — Curitiba (2), São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava. O investimento é de R$ 8 milhões e os recursos são do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros (FUNCB).

“Esta é mais uma demonstração do esforço que estamos fazendo para recuperar a estrutura e as condições de trabalho dos profissionais da segurança pública”, disse o governador. “Garantir a estrutura adequada para as atividades de salvamento e resgate de pessoas é o mínimo que podemos fazer pelos nossos valorosos bombeiros, que há muito tempo são exemplo de competência, dedicação e empenho sem limites”, afirmou Richa.

Os novos caminhões autobomba tanque possuem capacidade para carregar até 20 mil litros de água e mil litros de espuma. A bomba é certificada e tem capacidade de pressão de 7 mil litros por segundo, com um jato de água que atinge altura de até 39 andares (120 metros). O veículo é totalmente automatizado e compõe uma nova linha de equipamentos com tecnologia avançada para apoiar atividades de bombeiros. Os caminhões foram escolhidos por meio de um estudo do Corpo de Bombeiros e são os primeiros do tipo a entrar em operação no Brasil. Os estados de São Paulo e Minas Gerais deverão adotá-los em breve.

“Estes veículos são altamente qualificados e muito importantes para dar velocidade ao atendimento e salvar o patrimônio e a vida de muitas pessoas”, disse o coronel Hércules Donadello, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná. “Com eles podemos atender as novas edificações, que são mais altas, e estaremos melhor equipados para dar suporte à segurança das pessoas no período da Copa do Mundo de 2014”, afirmou o coronel.

“Esta é uma parte do trabalho que pretendemos fazer em quatro anos, recuperando os quadros e reaparelhando as corporações, investindo em novas tecnologias, para alcançar os resultados que a população espera”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César.

MAIS VEÍCULOS – De acordo como o comandante do Corpo de Bombeiros, uma nova licitação deve ser homologada ainda neste ano pelo governador para a compra de outros 30 caminhões, 30 veículos de busca e salvamento e 60 viaturas leves para vistorias e atividades administrativas, que serão colocados em operação até 2013, para melhorar a qualidade da frota existente e substituir equipamentos antigos e ultrapassados.

“É a primeira vez que Guarapuava recebe um equipamento completo como este para o Corpo de Bombeiros. Será muito útil para a cidade e para os municípios da nossa região”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Ademar Traiano, Bernardo Ribas Carli, Duílio Genari, Mauro Moraes, Plauto Miró, Rose Litro e Teruo Kato; e o vice-prefeito de Paranaguá, Fabiano Elias, além de representantes de prefeituras de outras cidades beneficiadas e comandantes de grupamentos e sub-grupamentos do Corpo de Bombeiros.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles