quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mais de 180 pessoas concluem curso de economia solidária

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) qualificou, de julho a outubro, mais de 180 alunos no curso de Gestão e Desenvolvimento de Produtos em Economia Solidária em 13 municípios. As formaturas de certificação serão feitas nas próximas semanas.

O investimento, cerca de R$ 150 mil, é do Plano Territorial de Qualificação Profissional (PlanTeQ), que utiliza recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) e do Tesouro Geral do Estado (TGE), para qualificar trabalhadores. Com 160 horas, a qualificação é dividida em uma etapa básica de 40 horas, com informações, por exemplo, sobre matemática e direito do trabalho, e outra, de 120 horas, com disciplinas específicas, voltadas para o cooperativismo, sociologia do trabalho, gestão e desenvolvimento de produtos.

Segundo o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, a qualificação proporciona aos alunos conhecimento em gestão e desenvolvimento do empreendimento econômico solidário. “O curso é elaborado dentro do conceito de Economia Solidária, que tem como base o associativismo e o cooperativismo, e é um tipo de economia voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido”, explicou Romanelli.

COMUNIDADES – Na quinta-feira (10) da semana passada, foram entregues os certificados de conclusão no assentamento rural Oito de Junho, de Laranjeiras do Sul. Os 13 que realizaram o curso de qualificação profissional foram: Fazenda Rio Grande, da regional de Curitiba; Iretama e Roncador, da regional de Campo Mourão; Boa Ventura de São Roque, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Palmital, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu e Reserva do Iguaçu, da regional de Guarapuava.

No Paraná existem vários empreendimentos de economia solidária, como, por exemplo, panificação, em que um ou mais grupos trabalham com os mesmos equipamentos, de forma organizada para gerar emprego, renda e de dinamizar a economia local, melhorando a condição de vida de toda a comunidade, produzindo e comercializando panifícios, massas, doces, entre outros.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles