terça-feira, 1 de novembro de 2011

Governador Beto Richa assina ordens de serviço para a construção de 122 moradias

O governador Beto Richa assinou duas ordens de serviço para o início da construção de 122 casas, além da implantação de infraestrutura urbana em Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 6,78 milhões, em recursos da União, do Estado e dos municípios. Os contratos de repasse do Governo Federal, por intermédio da Caixa Econômica Federal, que eram de abril de 2008, foram retomados depois que o Governo do Paraná decidiu aportar mais recursos financeiros para viabilizar as obras, que deverão estar prontas em dez meses.

Em Almirante Tamandaré, 69 moradias vão atender 46 famílias que viviam em uma área de preservação ambiental junto ao Parque Estadual Aníbal Khoury, e outras 23 de uma área de risco na Vila União, que sofriam com alagamentos constantes. As novas moradias serão construídas no Jardim Cachoeira.

Richa, após destacar a importância das parcerias entre o Governo Federal, a CAIXA, o Governo estadual e os municípios para viabilizar a construção de mais moradias para reduzir o déficit habitacional no Paraná, voltou a afirmar que a meta de fechar o ano com a contratação de 27.500 residências no Estado é possível de ser alcançada. Segundo ele, quando era prefeito de Curitiba, ao estabelecer o plano habitacional para a cidade, “junto com o Mounir (Chaowiche, então presidente da Cohab), formos chamados de loucos por causa disso. No entanto, estabelecemos com a CAIXA a maior parceria deste setor no Brasil. E é o mesmo que queremos fazer no Estado”.

O governador acrescentou ainda que as moradias que, em breve serão entregues aos mutuários, representam “a realização de um sonho acalentado durante décadas. São essas famílias (69 em Almirante Tamandaré e 53 em Fazenda Rio Grande) que estão aguardando com muita ansiedade o momento de ter a sua casa, pois isso representa uma nova vida para elas, a melhoria da qualidade de vida das famílias paranaenses”.

Richa afirmou que “temos um grande programa habitacional em andamento, o Morar Bem Paraná, que estamos desenvolvendo em parceria com centenas de municípios, e que vai realizar o sonho de muitos paranaenses de uma habitação de qualidade, para viver com dignidade”.

O diretor de Programas e Obras da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luciano Valério Bello Machado, frisou que a retomada dos projetos só possível mediante a intervenção direta do “governador Beto Richa, com o aporte de mais recursos para adequar os valores, que estavam desatualizados em função do tempo, viabilizando assim o atendimento às famílias, com mais moradias e infraestrutura adequada”. E, no caso de Almirante Tamandaré, lembrou ainda do empenho decisivo do prefeito Vilson Rogério Goinski para “o resgaste do projeto”.

O prefeito Goinski reafirmou que a ordem de serviço para a construção das casas é resultado da parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado e o Município, além de destacar o empenho da equipe técnica da Cohapar e da Prefeitura. Para ele, o anúncio da construção das moradias marca o início um novo período de parceria do município de Almirante Tamandaré com o Governo do Estado. “Este é um primeiro passo, e muito importante, que vai permitir tirar do papel grandes projetos para desenvolver o município, em conjunto com o governo”, acrescentou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles