sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tecpar firma parceria com a maior certificadora de orgânicos do mundo

A unidade de certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar Cert) firmou um acordo de cooperação com a empresa Control Union, considerada a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo. A parceria prevê a qualificação de auditores das duas certificadoras – o que permitirá que a Control Union use a marca Tecpar Cert em países onde o instituto não atua, e vice-versa.

“Com a parceria, estaremos presentes em outros países, principalmente da América Latina”, explica a gerente da unidade de certificação do Tecpar, Tânia Maria Mello de Carvalho. “Hoje, no Brasil, a certificação de produtos orgânicos é compulsória. Não é mais um diferencial, e sim um requisito legal para o mercado”, completa.

O engenheiro agrônomo peruano Javier Moreano Quintanilla, auditor da Control Union, esteve em Curitiba e recebeu treinamento do Tecpar sobre as normas brasileiras de certificação de sistemas orgânicos de produção e processamento. Ele foi recebido pelo diretor-presidente do instituto, Júlio C. Felix. “Acreditamos que, em breve, a parceria entre as duas certificadoras vai gerar negócios”, afirmou Felix, destacando a importância do aprendizado e da cooperação que deve abrir novos mercados para o Tecpar e a Control Union.

Na primeira semana de sua estada, Quintanilla conheceu as propriedades de três produtores paranaenses certificados. Em seguida, ministrou treinamento para os auditores do Tecpar sobre as normas europeias e norte-americanas de certificação de orgânicos. “O treinamento foi muito completo e produtivo, recebi muitas informações. É a primeira vez que a Control Union faz uma parceria desse tipo, que oferece a oportunidade de aprender conhecendo diferentes realidades”, afirmou o técnico peruano. (AEN)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles