sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ministério Público quer evitar instalação de multinacional no PR


O Ministério Público (MP) recorreu à Justiça para impedir que uma empresa multinacional se instale em Pontal do Paraná, no litoral do estado. De origem norueguesa, a empresa produz tubos de aço utilizados para a ligação entre plataformas e campos submarinos de petróleo.

Em dezembro de 2010, a empresa conseguiu junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) uma licença previa para construir a fábrica. Na avaliação do MP, entretanto, a instalação da empresa pode provocar danos à natureza local e ameaça o plano diretor da cidade. Os promotores responsáveis pela ação não quiseram conceder entrevista.

“Haverá todo um trabalho de sustentabilidade, de atração da mão-de-obra local”, afirmou o presidente da multinacional no Brasil, Victor Bonfim.

Por lei, uma parte da área comprada pela multinacional deve ser preservada porque há sítios arqueológicos e duas aldeias indígenas no local. A empresa se compromete a ocupar apenas 3% do terreno que costuma haver tainhas. O pescador se divide entre a esperança de mais empregos e a incerteza da pesca no futuro.

O projeto da fábrica prevê a construção de um píer elevado para os navios atracarem a 600m e carregarem os tubos. Pelo cronograma, as obras já deveriam ter começado para a fábrica ficar pronta em 2012. Isso porque a empresa tem contrato com a Petrobrás para fornecer matéria prima para extração de petróleo da camada pré-sal.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles