terça-feira, 9 de agosto de 2011

Luciano Ducci destaca avanços da saúde em Congresso de Conselhos de Enfermagem


O prefeito Luciano Ducci destacou os avanços de Curitiba na área da Saúde na abertura do 14º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCenf), na noite desta segunda-feira (8), no Expotrade, em Pinhais. “Cada um de vocês é responsável por vitórias que, em Curitiba, podem ser identificadas na queda da taxa de mortalidade infantil, que em 2010 foi de 8,9 por mil nascidos vivos, e também na cobertura vacinal infantil com média superior a 90%. Isso é produto da colaboração diária e indispensável dos profissionais de enfermagem”, disse Luciano.

O prefeito também elogiou a gestão do Conselho Federal do segmento que considera responsável “por um trabalho harmônico e de propósito comum entre todas as entidades nos estados.” O congresso é o maior encontro do gênero da América Latina. Reunirá até quinta-feira (11) cerca de 7 mil profissionais dos níveis superior e médio.

Rede municipal - A rede municipal de saúde de Curitiba tem cerca de 2,5 mil auxiliares de enfermagem e 750 enfermeiros. Desse total, perto de 1,3 mil auxiliares e 400 enfermeiros foram admitidos em concurso públicos realizados a partir de 2005, para suprir postos de trabalho criados com a ampliação da rede de unidades de saúde, aposentadorias e exonerações. Juntos eles realizam cerca de 8 milhões de procedimentos de enfermagem na rede municipal de saúde.

O 14º CBCenf trata nesta edição do encontro da dimensão social da atividade de enfermagem e da atuação nas áreas pública e privada. Participaram da abertura do Congresso, os presidentes dos conselhos federal (Cofen) e regional (Coren) de Enfermagem, Manoel Carlos Nery da Silva e Montgomery Pastorelo Benites; o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto; o prefeito de Pinhais, Luís Alves; deputados federais e estaduais. A deputada federal Rosane Ferreira, que é enfermeira, representou o Paraná no encontro.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles