terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cohapar anuncia mais 3,5 mil casas para a região Oeste

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, participou de reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (Amop) e anunciou a construção de mais de 3,5 mil casas em toda a região. Foram assinados convênios de parceria para a construção de novas casas, liberação de licitações para início de obras, além da entrega da documentação de doação de áreas para a Cohapar.

O presidente da Cohapar afirmou que o governo do Paraná valoriza as associações de municípios e a Amop é uma instituição atuante, o que facilita as parcerias. “A Amop tem sido uma ponte na relação entre o poder estadual e as cidades, precisamos deste apoio para melhorar cada vez as parcerias e construir um Paraná mais justo, com oportunidade para todos”.

Chaowiche ainda tranquilizou os prefeitos com relação à habitação rural. “O governador Beto Richa quer que o interior seja valorizado, por isso vamos construir casas para as famílias dos pequenos agricultores, para fixá-los no campo e evitar que as grandes cidades inchem ainda mais”.

O presidente da Amop e prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana, disse que todos os municípios querem uma parceria sólida com a Cohapar e todo o governo do Estado. “Estas assinaturas representam um momento muito importante, pois há muito tempo não tínhamos o prazer de assinar convênios com a Cohapar. O governo está fazendo exatamente aquilo que esperamos, dando a devida importância às pequenas cidades”.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Claudemir Desto, disse aos prefeitos que a parceria com a Cohapar é a melhor forma de agilizar o processo de contratação das casas. “Além dos benefícios que o estado oferece como isenção do ICMS, apoio da Copel e Sanepar. Tudo isso deixa a prestação mais barata e a Cohapar tem todo o conhecimento técnico para que os projetos não precisem de ajustes”, explicou.

Assinatura de convênios – As prefeituras de Cascavel e Toledo assinaram convênios de parceria do programa Morar Bem Paraná, para atender mil e 315 famílias, respectivamente.

O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, disse que a parceria com a Cohapar aumenta as esperanças de quem aguarda na fila por uma casa própria. “Esta é a melhor oportunidade de atendermos as necessidades do povo. As parcerias são muito importantes, pois o município sozinho não consegue suprir a demanda”.

Doação de áreas – Nove prefeituras efetivaram a doação de terrenos para novas moradias. São 341 unidades nas seguintes cidades: Anahy (10), Campo Bonito (15), Catanduvas (50), Diamante do Oeste (60), Guaraniaçu (26), Medianeira (60), Ouro Verde do Oeste (50), Três Barras do Paraná (20), Vera Cruz do Oeste (50).

Licitações – O presidente da Cohapar assinou a liberação dos processos de licitação para as cidades de Cafelândia (28), Céu Azul (44) e Palotina (81), totalizando 153 novas moradias. “Estamos retomando todos os processos que estavam parados, não podemos deixar que estas famílias que aguardam a casa própria esperem mais tempo, pagando aluguel, vivendo de favor em casa de parentes ou até mesmo em barracos sem as mínimas condições de sobrevivência”, disse Chaowiche.

O prefeito de Palotina, Luiz Ernesto Giacometti, disse que durante anos tentou firmar uma parceria com a Cohapar, mas somente agora conseguiu concretizá-la. “Percebemos que a Companhia tem uma nova dinâmica de trabalho que favorece muito os municípios. Tenho certeza que as famílias de todo o Estado terão novas oportunidades”, destacou.

Documentação – Oito municípios entregaram documentos para a Cohapar para completar o processo de doação de áreas: Entre Rios do Oeste (70), Guaíra (113), Iguatu (30), Lindoeste (50), Missal (39), Ramilândia (50), Santa Tereza (97), Terra Roxa (130). A prefeita da cidade de Santa Helena, Rita Schimidt, entregou ainda o documento de doação de área aprovado pela Câmara dos Vereadores.

Ofícios para licitação – o presidente da Cohapar entregou aos prefeitos ofícios garantindo o processo de licitação para 1028 novas moradias nas cidades: Capitão Leônidas Marques (180), Corbélia (19), Formosa do Oeste (120), Nova Aurora (177), Palotina (240), Santa Terezinha de Itaipu (100), Tupãssi (192).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles