quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Governo do Estado realizou sorteio das primeiras 80 casas do PAC Pinhais

Governo do Estado realiza sorteio das primeiras 80 casas do PAC Pinhais. Conjunto Residencial Joaquina em construção.


O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, realizou nesta terça-feira (16) o primeiro sorteio de 80 casas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na cidade de Pinhais. A previsão é que as moradias sejam entregues em dezembro deste ano.

O sorteio é feito entre as famílias já selecionadas para que não haja divergência e também para que possam escolher os vizinhos mais próximos. Idosos e portadores de necessidades especiais ficam nas casas mais próximas aos equipamentos como posto de saúde e pontos de ônibus.

“O governo do Paraná elegeu a habitação e o bem estar da população como prioridades. Aqui vamos resgatar a dignidade destas famílias e também cuidar do meio ambiente. Com a retirada das famílias da beira dos rios, estamos pensando na qualidade de vida dos nossos filhos e netos”, destacou Chaowiche.

Segundo o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, hoje foi um capítulo especial deste projeto. “Agora a Cohapar e o governo do Estado têm uma nova dinâmica, mais profissionalismo e clareza nas definições. Isso nos dá mais tranquilidade em trabalhar em parceria”.

Edilson Oliveira, gerente geral da Caixa Econômica de Pinhais, disse que a parceria está fazendo a obra andar em ritmo acelerado. “Estamos presentes em todos os municípios e queremos trabalhar cada vez mais com a Cohapar, pois sabemos que juntos podemos melhorar a vida das pessoas mais necessitadas”.

Expectativa - Jucimara Vaz Ferreira mora com o marido e seis filhos em uma casa na beira do rio Palmital e conta que não vê a hora de mudar para o novo lar e dormir tranquila. “Nunca tivemos a oportunidade de ter nossa moradia e não sei nem como explicar a minha felicidade. Sei que poderei dormir sem imaginar se vai chover e alagar tudo, não precisaremos mais nos preocupar com as enchentes, isso é maravilhoso”, disse.

Jucimara disse ainda que já perdeu muitos móveis por causa das enchentes. “Não perco mais coisas porque não tenho, nem sei como essa casa ainda não caiu de tão velha que está. É ruim também porque é muito apertado, as crianças não têm espaço para brincar aqui dentro e acabam indo para a beira do rio, fico preocupada com isso também”.

Vera dos Santos Macedo está grávida do terceiro filho e disse que mal pode esperar pela conclusão das obras. “A ansiedade agora é em dobro, pois quero que minha filha nasça logo e também quero mudar para a casa nova. Fico feliz por saber que minha família estará mais segura e que a chuva não será mais um caos em nossas vidas”, disse.

Vivendo em situação precária na beira do rio Palmital, Vera já sofreu muito com os alagamentos. “Quando mudar precisaremos de móveis novos porque aqui está tudo estragado, pois a água chega muito rápido e nem sempre dá tempo de levantar tudo, cuidamos primeiro das crianças e depois salvamos os eletrodomésticos, que são mais caros, mas os móveis estão destruídos”.

Belvito Vieira da Silva está trabalhando na obra da Cohapar e disse que capricha muito em todas as casas. “Faço tudo com mais responsabilidade, afinal, estou construindo não só o meu, mas o sonho de tantas famílias. Todos vivemos as mesmas dificuldades e a oportunidade de ter uma casa em local seguro é a melhor coisa das nossas vidas. Nunca mais vamos acordar de madrugada com o quarto cheio de água”.

PAC Pinhais – O município de Pinhais está recebendo investimentos do PAC no valor de R$ 40.474.842,20. A contrapartida do governo do Paraná é de R$ 10.219.521,04. O programa, iniciado em 2007, deve beneficiar 1.640 famílias com construção de casas, implantação de infraestrutura e melhorias e regularização fundiária.

A regularização fundiária dos lotes vai atender 893 famílias dos bairros Vila União, Renato Bonilauri, Tiradentes e Palmital. Serão construídas 747 residências, em padrão arquitetônico diferenciado, e a região vai receber infraestrutura urbana, como rede de água e esgoto, energia, galerias de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, transporte coletivo e equipamentos urbanos.

Os recursos também serão usados na recuperação ambiental das áreas hoje ocupadas irregularmente às margens do rio Atuba, que terá dois parques lineares, com infraestrutura de lazer em uma área total de 562.379 metros quadrados.

As casas são de alvenaria, telhas de cerâmica, com 40 metros quadrados, em projetos arquitetônicos diferenciados na forma geminada e isolada. Todas as casas terão rede de água, esgoto, energia, galerias de drenagem, pavimentação, paisagismo.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles