quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Curitiba será a capital da educação a partir desta quarta

O Sala Mundo 2011, encontro internacional de educação, começará na quarta-feira (17), às 8h, no Teatro Positivo, com boas-vindas do prefeito Luciano Ducci. O evento é promovido pelo Grupo Positivo, com apoio da Prefeitura, e terá a participação de 630 profissionais das creches e escolas municipais, que poderão assistir às palestras de especialistas do Brasil e do exterior para levar novas ideias às salas de aula. O ministro da Educação, Fernando Haddad, estará presente.

"É uma excelente oportunidade para nossa equipe melhorar ainda mais o trabalho em busca da qualidade do ensino público", diz Luciano Ducci. “Os profissionais convidados vão discutir ensino e modelos pedagógicos para melhorar a educação, um avanço fundamental para que todas as transformações necessárias no País sejam concretizadas".

A plateia do Sala Mundo terá representantes das 179 escolas municipais, dos 177 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dos oito Centros Municipais de Atendimento Especializado (CMAEs). Também assistirão às palestras diretores das unidades de contraturno desvinculadas, chefes dos Núcleos Regionais da Educação, pedagogos do ensino fundamental e da educação infantil e representantes do programa Comunidade Escola.

Curitiba foi escolhida para abrigar o Sala Mundo por ser referência no ensino público e privado e pelos altos índices de desenvolvimento, como o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as capitais por três vezes consecutivas, o selo de cidade livre do analfabetismo (alfabetização superior a 96%), o Melhor índice de Desenvolvimento Municipal (Firjan 2010).

Em prática - os participantes do Sala Mundo 2011 vão conhecer experiências relevantes e debater a educação com personalidades de diversos países.

Um dos temas discutidos no primeiro dia será a formação de professores, com Martin Carnoy, doutor em Economia, pesquisador e professor na Universidade de Stanford; e Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale, autor do livro “A Ignorância Custa um Mundo” e ganhador do Prêmio Jabuti em 2005.

A formação continuada dos profissionais é uma prática na Prefeitura de Curitiba. Somente em 2010, foram 49.369 participantes que concluíram 360 cursos diferentes, totalizando 1 milhão e duzentas mil horas de capacitação.

"Os programas de capacitação continuada de rede propiciam reflexões e estudos", diz a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. "O professor formado, ao iniciar sua carreira, reinicia sua formação, ensinar e aprender é via de duas mãos: aprendemos enquanto ensinamos e ensinamos enquanto aprendemos", diz a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da secretaria, Maria José Diniz Serenato.

Outro tema em discussão no primeiro dia será Tecnologia Educacional, com o brasileiro Paulo Blikstein, pesquisador com foco na confluência das tecnologias com os processos de aprendizagem; e Francesc Pedró, da Universidade da Catalunha.

Para tornar o trabalho em sala de aula mais vibrante, os alunos da rede municipal de ensino dispõem de recursos como os laboratórios de informática e acesso à internet, disponíveis em todas as escolas municipais, softwares e aplicativos diversos e os conjuntos educacionais Lego.

"São recursos preciosos para o entendimento do mundo contemporâneo, atrativos para os estudantes, e indispensáveis ao mundo globalizado", diz Liliane Sabbag.

Os recursos tecnológicos facilitam o desenvolvimento de projetos como o jornal eletrônico Extra-extra e os trabalhos de robótica feitos pelos estudantes das escolas municipais.

Ainda no primeiro dia do Sala Mundo, Martin Carnoy também falará sobre experiências internacionais e os avanços do Brasil na educação, assim como Kazuhiro Yoshida, professor e pesquisador da Universidade de Hiroshima, no Japão.

A programação continuará com José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais; e Pedro Ravela, do Instituto de Avaliação Educacional da Universidade Católica no Uruguai, que vão tratar de Avaliação Educacional.

Segundo dia - O segundo dia começará com a discussão sobre a sala de aula com Claudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e articulista da Revista Veja; Richard C. Hinckley, CEO do Center for Occupational Research and Development; Ilona Becskeházy, diretora da Área de Desenvolvimento de Educação da Fundação Lemann.

A programação terminará com Pequenas e Grandes Revoluções na Escola, apresentado por Miguel Nicolelis, neurocientista fundador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal (referência mundial em educação científica); Ricardo Semler, CEO da Semco, criador da Fundação Ralston-Semler, que busca de soluções e inovações para educação; Norman Gall, jornalista e um dos fundadores do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial; e Marcos Magalhães, ex-presidente da Philips e atual presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.

Programação

Quarta-feira (17)

8h - cerimônia de abertura 9h20 - A História da Educação: Lições Internacionais e os Recentes Avanços do Brasil. Com Martin Carnoy. 10h30 - A História da Educação. Com Kazuhiro Yoshida. 14h - Avaliação: Instrumentos e Medidas. O que Aprendemos sobre Igualdades e Desigualdades? Com José Francisco Soares e Pedro Ravela 15h20 - Tecnologia Educacional- com Paulo Blikstein e Francesc Pedró 17h10 - Formação de Professores. Martin Carnoy e Gustavo Ioschpe

Dia 18 8h30 - Sala da Aula: Espaço Privilegiado para Aprendizagem. Com Claudio de Moura Castro, Richard C. Hinckley e Ilona Becskeházy 10h30 - Pequenas e Grandes Revoluções na Escola. Com Miguel Nicolelis, Ricardo Semler, Norman Gall e Marcos Magalhães

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles