quinta-feira, 2 de junho de 2011

Richa garante atenção do governo a famílias de trabalhadores rurais


O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (2), no Palácio das Araucárias, um grupo de lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os integrantes do movimento social participam de uma jornada em Curitiba, com manifestações e encontros em órgãos públicos estaduais e federais, para discutir ações e parcerias para implantar assentamentos e desenvolver os que já existem. Richa recebeu uma cópia da pauta de reivindicações e ganhou uma cesta com alimentos produzidos em assentamentos no Paraná.

“A marca do governo é o diálogo, o respeito e a democracia, que são demonstrados pelo estilo de trabalho, com todos os órgãos atuando em parceria e sinergia para garantir mais qualidade de vida no campo e a sustentabilidade da agricultura, que é a base da economia paranaense”, disse Richa. “A agricultura deve ser valorizada por sua importância para a economia nacional e as famílias de trabalhadores rurais merecem atenção do governo, porque estão produzindo e fazem a terra cumprir sua função social”, afirmou.

O governador falou que, mesmo com dificuldades orçamentárias, o governo tem uma série de programas e ações em andamento. Ele citou o Morar Bem Paraná, programa habitacional que prevê a construção de 27.500 moradias este ano, parte delas na área rural.

Richa disse também que o governo já iniciou os repasses aos municípios para custeio de transporte escolar, serviço que terá o volume de recursos dobrado este ano e que beneficia principalmente os moradores do campo e seus filhos. O governador lembrou ainda o programa que prevê a aquisição de 60 patrulhas rurais mecanizadas, em parceria com o Incra, para readequar estradas rurais em todas as regiões do Estado, de forma a facilitar o escoamento da produção e melhorar a qualidade de vida no campo.

“Este é o segredo do sucesso: caminhar juntos, de mãos dadas, porque os problemas são enormes e se não tivermos essa soma de esforços e essa sinergia, certamente não conseguiremos alcançar nossos objetivos na velocidade que desejamos”, afirmou o governador. “Com o entendimento entre representantes do movimento, do Incra, de organismos estaduais, dos deputados e dos prefeitos, vamos conseguir a resolução de muitos problemas que se arrastam por muitos anos. É isso que se deseja hoje: um Estado de prosperidade, de harmonia, e, acima de tudo, de muita paz”, disse Richa.

RECONHECIMENTO - O representante do MST, Roberto Baggio, fez uma explanação das demandas do movimento e disse que desde janeiro, em parceria com prefeituras, governo estadual e federal, está sendo feito um mutirão de trabalho que tem alcançado excelentes resultados. Ele agradeceu o espaço e a abertura proporcionada pelo novo governo e reconheceu o trabalho do assessor especial para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, na condução do diálogo e das negociações entre todos os organismos e entidades envolvidos na busca de solução para as questões fundiárias no Paraná.

“É positivo esse início de jornada, quando estabelecemos um entendimento construtivo para resolver problemas e encontrar soluções em conjunto com todos aqueles que têm responsabilidade com a questão da terra”, disse Baggio. Segundo ele, o movimento vê com otimismo a possibilidade de assentar 6.000 famílias que vivem em acampamentos em 72 áreas no Estado.

Também estão avançando, de acordo com Baggio, as propostas de desenvolvimento nos assentamentos onde vivem mais de 20 mil famílias, bem como as reivindicações nas áreas de saúde e de educação, desde o ensino fundamental e médio até o superior. “Temos perspectiva de organizar linhas de produção e agroindústrias que irão agregar valor aos produtos dos assentados, e de garantir a educação, com renda melhor e a permanência das famílias no campo”, disse Baggio.

PARCERIA – O superintendente regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Nilton Bezerra Guedes, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado para desenvolver os assentamentos, com técnicos e especialistas da Emater atuando nas propriedades, as obras de melhoria da infraestrutura e outras ações.

“O Incra não consegue fazer tudo sozinho e o Governo do Estado é nosso principal parceiro, com todos seus organismos envolvidos, nas áreas de habitação, saúde, educação, ensino superior, infraestrutura, assistência social, Copel, Sanepar e outras”, disse Guedes. “A reforma agrária é uma política pública fundamental, mas somente alcançaremos o sucesso se lutarmos todos juntos”, afirmou.

Os prefeitos de Querência do Norte, Rozinei de Oliveira, e de Tamarana, Beto Siena, presentes ao encontro, deram depoimentos com exemplos sobre a transformação pela qual passaram os dois municípios nas últimas três décadas, desde que as primeiras famílias começaram a ser assentadas. “Quando se tem vontade de trabalhar em conjunto e parceria, a reforma agrária dá certo e Querência do Norte é exemplo disso”, disse Rozinei de Oliveira.

O assessor especial para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, disse que o encontro mostra que o governo do Paraná é de diálogo, quer paz no campo e sabe da importância da estabilidade no campo, para que se possa desenvolver bem a agricultura. “Por orientação do governador, estamos conversando com todos os setores envolvidos: movimentos sociais, proprietários de terras, prefeitos, poder Judiciário e Legislativo. E todos concordam que temos que dialogar à exaustão, até resolver os problemas na mesa de negociação”, afirmou. “É isso que estamos conseguindo fazer e com todo mundo entendendo que, quando senta-se para negociar, cada um tem que ceder um pouco, para poder resolver o problema o mais rápido possível.”

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles