quinta-feira, 2 de junho de 2011

Estado investe em qualificação profissional de pessoas de baixa renda


O Governo do Estado firmou nesta quinta-feira (2) uma parceria com o Sistema Fecomércio (Sesc/Senac) para ofertar qualificação profissional para 660 pessoas até agosto próximo, em 30 municípios de todas as regiões do Paraná. Os cursos serão oferecidos gratuitamente para pessoas de baixa renda. O termo de prestação de serviços foi assinado nesta quinta-feira (2), em Curitiba, pelo governador Beto Richa; pelo secretário de Trabalho e Emprego, Luiz Claudio Romanelli; e pelo presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana.

Serão aplicados no Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) R$ 531,4 mil – recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Tesouro do Estado. O plano inclui cursos de garçom, cabeleireiro, auxiliar, vitrinista, camareiro, motorista, padeiro, confeiteiro e açougueiro.

O governador Beto Richa destacou que os cursos de qualificação representam uma oportunidade de ingressar numa profissão ou aperfeiçoar o conhecimento. “As parcerias são necessárias para garantir cidadania à população. Estamos investindo no bem mais importante que uma pessoa pode ter em sua vida: o conhecimento”, disse.

"Ao assumir o cargo de secretário estadual do Trabalho, recebi do governador a orientação de firmar parceria apenas com entidades de reconhecida idoneidade, como é o caso do Sistema Fecomércio. Por isso certeza de que este programa será executado de forma responsável e eficiente", disse Romanelli.

COPA 2014 – O termo de parceria entre governo e Fecomércio foi assinado durante o lançamento oficial do programa ‘Senac na Copa, Paraná no Mundo’, na manhã desta quinta-feira, no Teatro do Sesc da Esquina, em Curitiba. O programa ofertará mais de 20 mil vagas em 547 cursos de qualificação profissional para serviços diretamente ligados à Copa do Mundo de 2014. Os cursos serão ministrados em três dos chamados destinos indutores – municípios paranaenses que recebem maior número de turistas estrangeiros: Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá.

“A Copa do Mundo no Paraná será possível por conta das parcerias do governo com instituições comprometidas com o atendimento a necessidades primordiais da população, como a qualificação profissional, que representará, no futuro, um importante legado para os paranaenses”, destacou Richa.

Os cursos ofertados pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) podem ser presenciais ou à distância e estão divididos em quatro categorias: capacitação, sócioprofissional, aperfeiçoamento e técnicos. Pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos podem freqüentar os cursos gratuitamente. O valor a ser cobrados dos demais varia conforme a área pretendida.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio – Sesc/Senac Paraná, Darci Piana, o Paraná é o terceiro estado do País em volume de turistas estrangeiros. “Temos desde este momento a preocupação em atender com qualidade os visitantes que virão ao Estado durante a Copa. O conhecimento adquirido para a competição poderá ser utilizado também em outros grandes eventos, como a Copa América e as Olimpíadas de 2016”, afirmou.

Para o secretário de Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mário Celso Cunha, o Paraná é um dos estados com melhor organização para o evento até agora. “Eu tive a oportunidade de participar da reunião com o governador Beto Richa e a presidente Dilma Roussef na última semana, e garantimos que o Estado e suas instituições estão trabalhando com afinco para cumprir os prazos e garantir uma excelente Copa para as equipes e turistas que virão ao Paraná”, disse.

Empresas também poderão participar do programa. O Senac está credenciado como fornecedor de qualificação profissional no Portal do Cartão BNDES, que será aceito como forma de pagamento em cursos presenciais de Capacitação e Aperfeiçoamento do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, além de Idiomas. Na sexta-feira (03), o programa ‘Senac na Copa, Paraná no Mundo’ será lançado em Foz do Iguaçu, às 19h, no Hotel Mabu Thermas e Resort.

CURSOS – Na área de capacitação serão ofertados os seguintes cursos: atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, camareira, confeiteiro, cozinheiro, garçom, entre outras atividades. Na área socioprofissional, entre as modalidades de qualificação estão oratória e excelência na prestação de serviço. Também será oferecidos cursos de aperfeiçoamento, como de recepcionista, informações turísticas, marketing e venda. E ainda cursos técnicos com duração de um a dois anos em Guia de Turismo, Eventos, Vendas e Enfermagem. Estão previstos também cursos de idiomas, especialmente inglês e espanhol.

PARCERIA - Antes de receber o governador Beto Richa, o presidente da Federação do Comércio, Darci Piana, realizou uma reunião de trabalho com os secretários Faisal Saleh, do Turismo, Luis Cláudio Romanelli, do Trabalho, e Mario Celso Cunha, dos Assuntos da Copa do Mundo 2014, que colocaram as pastas à disposição da entidade para realizar novas parcerias e programas em conjunto. “Os três setores fazem parte da integração que pretendemos fortalecer”, disse Piana.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles