quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ibama vai requerer cancelamento de licenças ambientais no Pará

O Ibama informou na tarde desta quinta-feira que vai requerer o cancelamento das licenças ambientais emitidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (Sema) para 12 madeireiras de Nova Ipixuna, no sudeste do estado, onde há uma semana assassinaram os líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva.
O superintendente do Ibama no Pará, Sérgio Suzuki, tem uma reunião marcada na manhã desta sexta-feira, em Belém, com a secretária de Meio Ambiente do daquele estado, Teresa Cativo, quando deverá entregar o documento que encaminhará o processo de suspensão das licenças.
- As madeireiras possuem vasta lista de antecedentes no cometimento de infrações ambientais junto ao Ibama. Mas, apesar das constantes multas impostas, as atividades irregulares persistem, muitas das vezes com o não atendimento, sequer, das exigências das licenças ambientais emitidas pela Sema do Pará - justificou o superintendente.
O Ibama informou ainda que vai acionar o Ministério Público Federal porque existem outros crimes envolvidos, como falsificação de documentos e inserção de informações falsas em sistemas de controle oficiais, como o Sisflora.
- A reincidência também indica que essas madeireiras podem existir para permitir, facilitar ou ocultar a prática de crimes ambientais - diz Suzuki.
O Ibama intensificou a fiscalização ambiental em Nova Ipixuna desde o último sábado. Esta semana, os agentes federais iniciaram vistorias nas madeireiras em atividade e constataram que eram todas reincidentes nos crimes ambientais . Até o momento, já foram aplicadas 952,3 mil em multas e fechadas cinco empresas. Os fiscais também destruíram dezenas de fornos ilegais de carvão e multaram assentados que se associaram a madeireiros para exploração irregular da floresta dentro do Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira, onde viviam os líderes extrativistas assassinados. (AG)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles