domingo, 15 de maio de 2011

Vídeo leva PF a apreender crânios de onça e armas em MS


As imagens de um vídeo retratando a matança de onças e outros animais silvestres ameaçados do Pantanal ajudaram fiscais do Ibama e a PF (Polícia Federal) a desmontar um possível braço do esquema de safáris ilegais que foi alvo da Operação Jaguar, em julho do ano passado.

O vídeo, com 30 minutos de duração, foi encaminhado como denúncia por um americano, logo após a operação --que prendeu dez pessoas em flagrante por suspeita de envolvimento com as caçadas. A partir do material, a fiscalização chegou ontem à fazenda Santa Sofia, localizada no município de Aquidauana (150 km de Campo Grande).

No local, foram apreendidos dois crânios de onça, peças feitas com o couro de animais silvestres, além de fuzis de caça, espingardas, uma pistola 357 e grande quantidade de munição. A proprietária da fazenda, a pecuarista Beatriz Rondon, vai ser multada pelo Ibama e investigada pela PF por suspeita de crime contra a fauna.

No vídeo, ela aparece fazendo comentários logo após o abate a tiros de uma onça: "Uma grande fêmea e estava comendo minhas vacas aqui." As imagens também mostram o caçador Antônio Teodoro de Melo Neto, 66, o Tonho da Onça, que está foragido desde a Operação Jaguar. Segundo a PF, ele é suspeito de atuar como guia nas caçadas.

O papel do vídeo nas investigações foi revelado em nota pela superintendência do Ibama em MS. O delegado Alexandre do Nascimento, da Polícia Federal, não quis confirmar a informação.

David Lourenço, superintendente do Ibama em MS, disse que turistas estrangeiros pagavam até US$ 40 mil para participar dos safáris. "É exagero. O valor máximo que identificamos foi de US$ 4.000 por pessoa", afirmou o delegado.

A Folha tentou contato por meio do celular e deixou recados com funcionários da pecuarista Beatriz Rondon em sua fazenda. Até o fechamento desta reportagem, ninguém ligou de volta. Não foi possível localizar familiares ou um advogado de Tonho da Onça.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles