domingo, 15 de maio de 2011

Tensões entre Estados Unidos e Paquistão começam a se agravar

Começaram a surgir neste sábado, 14, os primeiros conflitos entre países e os Estados Unidos após a morte de Osama Bin Laden. O Parlamento Paquistão condenou a operação norte-americana e pediu uma revisão das relações entre os dois países. Além disso, os parlamentares cobram uma investigação independentes sobre a morte do líder da Al Qaeda.

A sessão que debateu a operação dos Estados Unidos foi realizada após um atentado duplo que matou cerca de 80 pessoas em um centro de treinamento paramilitar no noroeste do país, na última sexta-feira. Durante a sessão, foi aprovada por unanimidade uma resolução que proíbe o trânsito de comboios da Otan pelo país, enquanto os EUA não interromperam os ataques aéreos.

O Parlamento também decidiu que a operação americana será entendida como uma violação à soberania do país. “O povo do Paquistão não vai mais tolerar tais ações e a repetição de medidas unilaterais que podem ter consequências sobre a paz e a segurança da região e do mundo”.

As relações entre os dois países, já abaladas desde o ataque à casa do terrorista, tornam-se cada vez mais tensas. Membros do Congresso americano pedem que o governo corte a ajuda anual de bilhões de dólares enviada ao Paquistão. Eles alegam que Bin Laden não poderia se esconder no local sem o conhecimento de suas autoridades. O governo nega as acusações. (AE/G1)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles