domingo, 15 de maio de 2011

ITAIPU: O pior cego é o prepotente


A direita brasileira é, antes de tudo, burra. Não consegue ver outro comportamento que não seja o seu próprio: submissa aos fortes e brutal com os fracos. A ordem das coisas, para ela, deve sempre reger-se por um sistema de mando e obediência, jamais por justiça e solidariedade.

Veja este caso exemplar da grita que está havendo com o tratado que restabelece um mínimo de equilíbrio nos preços pagos pelo Brasil aos excedentes de energia da Hidrelétrica de Itaipu.

O argumento de que só o Brasil arcou com o custo das obras tem seus limites. A obra é a forma de aproveitar a verdadeira riqueza, que é a água, e a água pertence tanto ao Brasil quanto ao Paraguai. 95% do valor devido pela parte da energia gerada pela água correspondente ao Paraguai é retido para o pagamento dos empréstimos de uma obra que começou a ser erguida há 50 anos.

O Brasil tem uma cláusula que lhe é vital no contrato: o direito de ser comprador exclusivo de toda a parte excedente.

Esse é o ponto-chave da questão: perder a condição de comprador exclusivo é fatal para o abastecimento de energia do Brasil. Itaipu produz cerca de 90 Terawatt/hora, anualmente. Perder – ou sujeitar-se a perder, numa disputa arbitral – esta energia nos obrigaria a construir duas usinas maiores que a polêmica Belo Monte.

Afora o gigantesco custo ambiental, isso representaria um gasto de perto de US$ 30 bilhões. Ou 100 anos do novo valor de pagamento ao Paraguai aprovado ontem no Senado. Sem contar linhas, subestações, gastos correntes…

O importante, porém, é botar o pé no pescoço dos paraguaios. Massacrá-los, condena-los a ser um país atrasado, miserável, gerar ressentimentos, injustiças é muito mais importante, para essa gente, que tratar racionalmente de um negócio de energia.

Que, como todo bom negócio, tem de ser justo e deixar satisfeitas ambas as partes.

Mas, para a direita brasileira, é perfeita a frase de Chico Buarque: querem um Brasil que fale fino com Washington e grosso com seus parceiros da América Latina. (Blog Tijolaço)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles